Na Prefeitura de Três Lagoas, por determinação e orientação da prefeita Márcia Moura (PMDB), a Secretaria Municipal de Saúde tem como uma de suas constantes prioridades de ação, o atendimento à saúde da mulher.
Além da Clínica da Mulher, com inúmeros procedimentos específicos voltados exclusivamente à saúde da mulher, em todas as Unidades de Saúde são realizadas periodicamente e no decorrer do ano, ações diversas, de educação e prevenção de doenças.
Essas ações são realizadas periodicamente em cada Unidade Básica de Saúde (UBS), postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e nos postos de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS), envolvendo toda a população dos bairros que agregam estas unidades.
RELATÓRIO ANUAL 2011
A Secretaria Municipal de Saúde possui relatório anual dos múltiplos procedimentos voltados especificamente à saúde da mulher.
Por exemplo, em 2011, somente na Clínica da Mulher, foram registrados 17,5 mil procedimentos de atenção à saúde da mulher.
Foram realizadas 5.563 consultas, incluindo as oncológicas (1.140) e as de Enfermagem (599).
No setor de atendimento odontológico, a Clínica da Mulher realizou 950 procedimentos à saúde dentária da gestante e 998 procedimentos de atendimento oncológico e geral.
Somente em exames de ultrassonografia (USG), realizados na Clínica da Mulher em 2011, os números revelam o quanto a Prefeitura de Três Lagoas tem dado atenção à saúde da mulher.
Foram 4.536 USGs, com as mais variadas finalidades, entre elas, morfológico, mama, pélvica, doppler, translucência, nucal, obstétrica e transvaginal.
Além aos USGs, a Clínica da Mulher também realizou exames de mamografia (2.725), densitografia óssea (591), preventivo (781), clínico das mamas (43), biópsia da mama (14), biópsia de colo de útero (83), colposcopia (83) e também consultas psicológicas (677).
Assessoria de Comunicação