
‘A prefeita Márcia Moura participou na tarde desta quarta-feira (19), na Biblioteca Municipal Rosário Congro, da apresentação do projeto Cidade do Livro Itinerante, desenvolvido pelo Instituto International Paper (IIP), com o objetivo de incentivar a leitura por meio de peças teatrais apresentadas em uma cidade cenográfica.
Na ocasião, a prefeita assinou o Termo de Convênio firmando o compromisso da Administração Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, na parceria do evento que será realizado no município de 31 de outubro a 11 de novembro para estudantes de 5 a 10 anos da rede pública de ensino.
Realizado pela primeira vez na região Centro-Oeste, o projeto Cidade do Livro Itinerante consiste na montagem de um espaço cenográfico com vários ambientes distribuídos em área de aproximadamente 275 metros quadrados. O local escolhido foi o espaço Arena Mix, na entrada principal da cidade. No espaço, os estudantes aprendem a importância dos livros e sobre temas da atualidade, como saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, ética e cidadania.
Durante os onze dias de programação, cerca de sete mil crianças do 1ª ao 6ª ano, além dos filhos de profissionais da International Paper e de parceiros do projeto, vivenciarão as diversas atrações da Cidade do Livro Itinerante gratuitamente. A Secretaria de Educação do município fará o agendamento das escolas.
A diretora do Departamento Pedagógico, Jussara Aparecida de Souza Fernandes, ressaltou a importância desse trabalho desenvolvido pelo Instituto International Paper que será realizado para as crianças da rede municipal de ensino. Estaremos na Arena Mix com nossas escolas e tenho certeza que todo momento que nossos alunos passarem lá será de grande valia, será uma oportunidade única, destacou Jussara.
Já Luiz Madella, gerente de Relações Institucionais e membro do Instituto International Paper, reforçou os objetivos do projeto e o foco das ações sociais desenvolvidas pela empresa. O foco do Instituto na maioria de suas ações é voltado para as escolas públicas. Assim como produzimos eucalipto e papel, nós do Instituto também trabalhamos para produzir leitores, enfatizou Madella.
Em sua fala, a prefeita Márcia Moura destacou a importância da leitura seja de livros, jornais, revistas, gibis, como forma de interagir com o mundo literário além de criar o hábito da leitura. Esse projeto vem somar ao crescimento cultural de nossas crianças, uma vez que Três Lagoas cresce de forma que todos participamos, mas de nada adianta se não crescermos na formação de nossas crianças através da Cultura e da Educação, disse Márcia.
Também prestigiaram a apresentação do projeto Cidade do Livro Itinerante os secretários municipais Marco Garcia de Souza (Desenvolvimento Econômico)
Sávio Bernardes (Esportes, Juventude e Lazer)