Toda a equipe do posto de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Vila Haro, com a participação de um grupo de estagiários do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Três Lagoas, se envolveu na promoção de um dia de festa para as crianças do bairro e bairros adjacentes, nesta sexta-feira (7), nos períodos matutino e vespertino.
Segundo informou a coordenadora Fabiana Cardoso da Silva, a ESF possui cadastro e acompanha o desenvolvimento e crescimento de mais ou menos 700 crianças de até 7 anos, mas acreditamos que mais de mil participaram da nossa festa dedicada a elas, disse. A unidade de ESF da Vila Haro tem a coordenação das duas enfermeiras, a Fabiana e a Rosalva Maria do Nascimento.
Além da confraternização, lembrando o Dia da Criança, a ser celebrado na próxima quarta-feira (12), o objetivo foi reunir também as mães para acompanhamento mensal do desenvolvimento e crescimento das crianças de até 7 anos.
Realizamos isso, mensalmente, na primeira quinta-feira de cada mês, pesando e medindo cada criança e conferindo o calendário de vacinas. Aproveitamos este mês para realizar uma festa maior de confraternização, observou Fabiana.
Na festa, houve distribuição de cachorro quente, refrigerantes, pipoca, algodão doce, balas e pirulitos e outras guloseimas. Na diversão, as crianças tiveram oportunidade de brincar na cama elástica, pintura de face e ainda sala de cinema com filmes de desenho animado.
Brincando, mas também com o intuito de ensinar, as crianças receberam orientações sobre saúde bucal e de como escovar os dentes corretamente, em dois escovódromos ali instalados.
Através da parceria e participação da equipe do Departamento Municipal de Trânsito e Serviços Viários (DEPTRAN), houve também demonstração de como deve ser o comportamento dos condutores de veículos e pedestres.
Nossa proposta contou com o apoio e incentivo da prefeita Márcia Moura (PMDB) e da nossa secretária de Saúde, Eliane Brilhante, que também aqui esteve prestigiando a nossa festa, disse a coordenadora Fabiana.
A festa foi possível, graças também ao apoio que tivemos da comunidade da Vila Haro e bairros adjacentes, através dos comerciantes, famílias, vereadores da Câmara Municipal e também da Prefeitura, informou Fabiana.
Assessoria de Comunicação