A Secretaria Municipal de Saúde, através da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Jupiá e da equipe do Programa Municipal DST-Aids, estará presente nos dois dias do 9º Arrancadão de Barcos de Jupiá, no próximo final de semana, ou seja, no sábado (8) e domingo (9).
As equipes do DST-Aids e da ESF de Jupiá estarão juntas em uma barraca, a ser montada no recinto das imediações da Prainha para atender à população que irá comparecer ao evento.
Além das orientações sobre prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids, por meio da distribuição de preservativos e material educativo, a equipe da ESF de Jupiá estará dando informações à população sobre as principais ações que a Saúde presta à população daquele bairro na Unidade de Saúde e no trabalho que é feito de casa em casa, através das Agentes Comunitárias de Saúde da Família.
Objetivo é criar um elo com a comunidade, participando dos principais eventos que aqui são promovidos e que reúnem a população, explicou a coordenadora do Posto de ESF de Jupiá, enfermeira Kátia Lira Adono.
É importante que criemos vínculos de amizade e de parceria com a Associação de Moradores, Colônia de Pescadores e outros grupos do bairro, para que haja o envolvimento com a vida da comunidade, comentou.
Para a coordenadora do ESF de Jupiá, existe a necessidade de aprimorar o relacionamento com a população, para que ela saiba das ações de saúde que lhe são oferecidas e sejam quebradas as barreiras que possam prejudicar o maior desempenho do nosso trabalho, observou a enfermeira Kátia.
O posto de ESF de Jupiá atende a 433 famílias cadastradas, onde a maioria exerce a profissão de pescador e quase 10% da população são da faixa etária acima dos 60 anos.
Assessoria de Comunicação