A equipe de Agentes Comunitários da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Santo André descobriu uma forma diferente de transmitir à população as mensagens de educação em saúde e prevenção de doenças.
Até então, percebiam que as palestras não obtinham os resultados esperados, quando ministradas à população, que não prestava a devida atenção a temas importantes como prevenção do câncer de mama, aleitamento materno e outros.
As palestras, além de não atraírem público alvo suficiente, tornavam-se cansativas e enfadonhas, perdendo assim o seu objetivo de educar e prevenir, comentou a agente comunitária de ESF, da Unidade de Saúde do Santo André, Maria Deusalina de Sá Rocha. Ela foi escolhida pela equipe como diretora do já consolidado Grupo Teatral e Musical Os Andrelinos (alusivo a Santo André).
Pensamos em algo que não cansasse, não fosse enfadonho, causasse mais impacto nas pessoas e chamasse mais a atenção, para que as mensagens fossem gravadas e lembradas, explicou.
A proposta de se criar o grupo teatral, com a participação de todas as Agentes Comunitárias de Saúde, incluindo um agente, que participa tocando violão, logo começou a atrair aplausos e comentários de aprovação em todo o bairro Santo André.
A primeira experiência foi sobre a prevenção e orientações sobre o câncer de mama. O sucesso foi tanto, que os Andrelinos já se apresentaram também na Igreja Santa Rita e para Grupos da Melhor Idade.
O segundo trabalho é sobre a importância do aleitamento materno. E já estamos preparando uma outra peça, especialmente dedicada às crianças, sobre a importância da saúde bucal, antecipou Deusalina.
Os elogios e apoio que estamos recebendo têm sido incentivo para melhor trabalharmos e continuarmos nesta experiência, disse.
Além dos resultados positivos de prevenção e educação na Saúde, o teatro e a música causaram o fortalecimento da união e amizade que temos entre nós, comentou.
TROCA DE EXPERIÊNCIA
A experiência da equipe de Agentes Comunitários da ESF do Santo André será mostrada às demais equipes, na confraternização alusiva ao Dia do Agente Comunitário de Saúde, no Vieira Eventos, na tarde de sábado (1º de outubro), a partir das 14 horas.
Temos a oportunidade de mostrar o nosso trabalho às demais equipes de Agentes Comunitários de ESF, para que, se acharem bom, sigam o nosso exemplo, observou Deusalina.
Assessoria de Comunicação