Logo que tomou posse, na manhã de 15 de agosto, como secretária de Saúde de Três Lagoas, a enfermeira Eliane Cristina Figueiredo Brilhante se comprometeu a dar prioridade ao paciente em todas as Unidades de Saúde.
Nas reuniões de trabalho, Eliane Brilhante tem determinado a todos os servidores da Saúde que o paciente, em nenhuma situação, por mais complexa que seja, não pode sair da Unidade sem solução.
A pessoa que procurar nossas unidades para encaminhamento ou solução do seu problema, em nenhuma hipótese, deverá retornar à sua casa, sem atendimento. Todo o paciente terá que ter um fluxo, um caminho pelo qual possa ser orientado a seguir para alguém resolver o seu problema, tem frisado a secretária de Saúde, desde que tomou posse.
Em todas as nossas Unidades de Saúde, a população tem que perceber e sentir que todos estão ali para servir e tentar resolver uma situação. Se isso não é possível, temos condições de orientá-lo de como deve proceder e onde e quem deve procurar, observou Eliane Brilhante.
VISITAS ÀS UNIDADES DE SAÚDE
Uma das primeiras medidas tomadas pela secretária Eliane Brilhante foi visitar todas as Unidades de Saúde e verificar in loco como estava o nível da qualidade de atendimento à população.
O objetivo foi constatar de perto a atual realidade que o cidadão enfrenta para ser atendido, desde as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Centro de Especialidades Médicas (CEM), Pronto Atendimento (PA) e todas as nossas Clínicas (Criança, Mulher, Ortopedia, Fisioterapia, Odontológica e ainda o CAPS), Unidades de Saúde, explicou.
Eu me apresentei às pessoas que ali estavam e quis saber delas como eram acolhidas e atendidas, a partir da recepção, do acolhimento, atendimento e encaminhamentos, resumiu.
Eliane Brilhante antecipou que outras visitas serão feitas, algumas de madrugada, para ver de perto o que realmente está acontecendo e como a nossa população está sendo atendida, comentou.
Temos inúmeros problemas, como falta de médicos, espaços apertados e inadequados para o atendimento e ainda demora para agendamento de algumas especialidades. No entanto, a maior reclamação foi em relação à recepção e acolhida das pessoas que procuram nossas Unidades de Saúde, informou Eliane Brilhante.
As pessoas sentiram-se plenamente à vontade para reclamar e até citar nomes de funcionários que chegam a ser mal educados e não dão a devida atenção aos nossos pacientes, disse.
Infelizmente, temos servidores que não são devidamente preparados para atender digna e educadamente as pessoas e isso tem que mudar. Temos que dar um jeito nisso, porque devemos ter consciência que o paciente deve ser tratado com dignidade, atenção e respeito, observou.
Para que esse problema seja imediatamente resolvido, a secretária de Saúde antecipou que, se for necessário deverá ser feito remanejamento de pessoal, anunciou. Temos que colocar as pessoas certas nos lugares certos. Temos servidores que não têm aptidão para lidar com o público, mas têm todas as qualidades para outros serviços na Saúde, explicou.
Já determinei a cada coordenador das Unidades de Saúde que resolvam logo esse problema, porque a população, o paciente está em primeiro lugar, frisou Eliane Brilhante.
FALTA DE MÉDICOS
A secretária de Saúde também ouviu da população os pedidos para que a Prefeitura contrate mais médicos. A falta de médicos, que se dediquem em período, quase que integral, à Estratégia de Saúde da Família (ESF) é um dos problemas que deverão ser solucionados em breve, como assegurou Eliane Brilhante.
Solucionando a falta de profissionais nas ESF, reduzimos a demanda nas UBSs, explicou.
Na UBS, a Saúde conta com duas equipes médicas, formadas por um clínico geral, um ginecologista e um pediatra em cada período, ou seja, pela manhã e à tarde. Todos esses médicos estão se dedicando ao máximo para melhor atender à população, disse.
Estamos também resgatando os médicos que se desligaram da Saúde, para que eles possam nos ajudar a melhorar os atendimentos à comunidade. Estaremos buscando novos médicos para completar nossa equipe, garantiu a secretária.
Na avaliação que fez das visitas às Unidades de Saúde, Eliane Brilhante avaliou que a acolhida, a recepção e o desencontro de informações às pessoas lideram a lista de reclamações e reivindicações.
Em segundo lugar estão a falta de médicos, seguindo a necessidade de complementar mais alguns materiais de serviço e melhorias nas condições físicas de atendimento, ou seja, salas de espera, consultórios dos médicos e outras dependências, algumas em situações inaceitáveis para o mínimo de conforto que se deve dar ao paciente e à equipe dos servidores.
Em tudo isso que ouvimos, nosso objetivo é fazer de tudo o que está ao nosso alcance para reduzirmos ao máximo o tempo de espera do paciente, desde que chega à recepção e atendimento até sua consulta médica e encaminhamento, explicou a secretária de Saúde.
Estamos com sérios problemas nas Unidades do Parque São Carlos e Santa Luzia, devido a obras de reforma que não foram corretamente executadas. Mas os serviços já foram reiniciados e tudo também deverá voltar à normalidade, anunciou.
Assessoria de Comunicação