
Na manhã desta terça-feira (30) a prefeita Márcia Moura prestigiou a exposição O despertar da Arte Brasileira que relembra os grandes nomes da Semana de Arte Moderna realizada em São Paulo em 1922.
Alunos da Escola Funlec, sob a coordenação da professora Patrícia Tanaka Galvani, produziram todo o material que se encontra exposto no saguão da Biblioteca Municipal Rosário Congro.
Para Bete Zanoni, diretora da Funlec, a exposição é uma excelente oportunidade para despertar a busca de novas culturas nos alunos. Somos comprometidos com a Educação e parceiros da Administração Municipal. Estar aqui hoje é maravilhoso, pois esse é um espaço criado para proporcionar Cultura aos nossos alunos, explicou Bete.
A prefeita Márcia Moura parabenizou a equipe da Funlec pela iniciativa da exposição e aos alunos pela adesão ao projeto. É essa juventude que faz a gente lutar por uma Três Lagoas com mais qualidade de vida. Essa exposição mostra a capacitação e a valorização das nossas crianças. São artes que elas pintaram a partir de informações sobre a Semana de Arte Moderna que foi passada de forma mais prazerosa, reforçou a prefeita.
SEMANA DE ARTE MODERNA
A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, foi realizada em São Paulo nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922. Cada dia da Semana foi dedicado aos seguintes temas: pintura e escultura, poesia, literatura e música.
A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda, para o modernismo.
Participaram da Semana nomes consagrados do modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tarsila do Amaral, Tácito de Almeida, Di Cavalcanti entre outros, e como um dos organizadores o intelectual Rubens Borba de Moraes.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO