A Prefeitura de Três Lagoas, através do Departamento de Agronegócios, da secretaria de Meio Ambiente, de julho a novembro deste ano, está promovendo uma série de 12 cursos profissionalizantes, especialmente oferecidos às famílias que trabalham como produtores rurais.
Nesta sexta-feira (22), estão sendo concluídos mais dois cursos: o de Cultivo de Orquídeas e o de Beneficiamento e Transformação Caseira de Mandioca. O primeiro está sendo realizado nas dependências do Parque de Exposições Joaquim Marques de Souza e o segundo está sendo feito no Assentamento 20 de Março, em Arapuá.
No período de 12 a 15 deste mês foi realizado o curso de Processamento Caseiro do Tomate, beneficiando 12 famílias do Assentamento 20 de Março. Entre as múltiplas informações que foram apresentadas neste curso, foi de extrema importância prática o aprendizado para a utilização das sementes e polpa do tomate na preparação de sucos, molhos, massas, catchup, geleias e doces.
Turmas de 15 pessoas, no máximo, participam de cada um desses cursos. A intenção de reduzir as turmas tem a preocupação pedagógica de facilitar a interação entre os participantes e melhor aprendizado.
Os cursos começaram no dia 12 deste mês de julho e vão terminar em 23 de novembro, segundo agenda publicada pelo Departamento de Agronegócios.
Os cursos em pauta, observando o cronograma já anunciado, são os seguintes: Processamento Caseiro do Tomate, Cultivo de Orquídeas, Beneficiamento e Transformação Caseira de Mandioca, Implantação e Manejo Básico de Horta, Plantio e Manejo Básico de Pomar, Fabricação Caseira dos Derivados de Leite, Cultivo de Plantas Medicinais e Preparo de Remédios Caseiros, Conservas de Frutas e de Hortaliças, Produção de Embutidos e Defumados de Suínos, Produção Caseira de Pães, Bolos, Biscoitos e Salgados, Doma Racional (métodos especiais de adestramento), Fabricação de Produtos de Limpeza.
Todos estes cursos profissionalizantes são totalmente gratuitos e estão sendo realizados em parceria com o Sindicato Rural de Três Lagoas (SRTL) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), conforme explicou o diretor de Políticas Agrárias, Luciano Dutra.
Temos o apoio e incentivo da prefeita Márcia Moura (PMDB) para a realização destes cursos. Ela tem demonstrado sua preocupação com as famílias que residem na zona rural e que precisam de mais alternativas que tragam a essas famílias condições de viverem dignamente, comentou Luciano Dutra.
Além do certificado, emitido pelo Senar, órgão nacional de capacitação profissional rural, os cursos são importante oportunidade para as famílias aumentarem sua renda e melhorarem assim a qualidade de vida, especialmente no campo, comentou Luciano Dutra.
Interessados nos cursos deverão procurar o Departamento de Agronegócios, no piso superior do Edifício de Repartições Públicas Estaduais (ERPE), na Avenida Capitão Olyntho Mancini, número 2462, no Jardim Alvorada.
No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar documento de Identidade com foto e CPF.
Assessoria de Comunicação