A Secretaria de Saúde de Três Lagoas vem realizando nos últimos anos trabalhos intensificados de controle e combate a dengue, já que o município é considerado região endêmica. Responsável pelo monitoramento dos focos do mosquito, o Setor de Endemias conta com mais de 50 agentes que atuam em diversos pontos da cidade. Cada área possui um supervisor responsável.
O monitoramento dos focos da dengue nas residências é realizado a cada dois meses, sendo que alguns locais necessitam de visitas mais frequentes, como explica o Supervisor Geral do Setor de Endemias, Valdecir Antonio Maragon.
Nós temos alguns estabelecimentos que são considerados especiais pelo setor, como é o caso dos alojamentos fora da cidade, estabelecimentos que não estão em funcionamento, dentre outros. Estes necessitam de visitas periódicas a cada 15 dias, declara o supervisor.
Quanto aos imóveis fechados, Valdecir explica que existe a parceria de alguns setores: As casas fechadas que possuem contrato direto entre proprietário e imobiliária tem parceria com nosso setor. O agente quando necessita realizar a visita nesta residência se dirige a imobiliária para retirar a chave e seguir com a vistoria juntamente com um funcionário da própria corretora do imóvel. Se houver necessidade de notificação, esta é encaminhada diretamente a imobiliária e é concedido um prazo de 15 dias, (que é o mesmo para qualquer caso) para a resolução do problema. Não resolvendo o problema, encaminhamos a notificação para a Vigilância em Saúde para que tome as providências. Nesta etapa pode haver multa, pontuou Valdecir.
As residências que não possuem contrato em nenhuma imobiliária é responsabilidade direta do proprietário. Neste caso o agente tenta localizar o dono da residência para que este possa adentrar o imóvel.
Não podemos de forma alguma adentrar qualquer imóvel sem autorização do proprietário, pois é considerado invasão. Quando não localizado ou impossibilitado de realizar o procedimento de análise, nós entramos em contato com a Promotoria para que seja feito a avaliação e a possível ordem documentada permitindo a entrada. Quando autorizam a entrada, disponibilizam um chaveiro para que o procedimento possa ser realizado, ressalta Valdecir.
Cabe a cada supervisor apresentar ao setor de endemias as dificuldades de vistoria em locais fechados para que as providências necessárias sejam articuladas.
Denúncias
Quando há denúncias por algum morador, de piscinas que estejam em locais abandonados com sujeira acumulada ou diversos insetos, existe a verificação, porém o tratamento da água é realizado somente se existir a larva do mosquito da dengue.
Não deixamos de nos preocupar, monitoramos e aconselhamos, porém tratamos a água somente se existir focos do mosquito, enfatiza o supervisor.
Para denúncias quanto aos focos de dengue basta entrar em contato com o Setor de Endemias do Município através do telefone 3929 1860.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO