A prefeita Márcia Moura reúne-se, nesta quarta-feira (10), com uma equipe de técnicos da empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul – Sanesul.
A pauta da reunião será a renovação do contrato de concessão do sistema de abastecimento de água e esgoto em Três Lagoas. A Sanesul tem permissão para exploração de recursos hídricos e de serviços de saneamento básico por 30 anos, sendo que a concessão teve início no dia 10 de janeiro de 1981.
Segundo a prefeita, a reunião deverá discutir as reivindicações que o município apresentou à empresa como pré-requisitos para renovação do contrato.
Minha preocupação é garantir qualidade à população. O governo já manifestou vontade em renovar, o governador André Puccinelli me garantiu que a renovação será respaldada em investimentos e melhorias, mas preciso ter certeza que aquilo que eu pedir, pensando única e exclusivamente no melhor para nossa população, será atendido, explicou Márcia.
Para a prefeita, municipalizar o serviço, por enquanto, está fora de questão, uma vez que o município não possui infraestrutura, tampouco qualificação para prestar o serviço.
Não temos, e preparar alguma coisa agora, de afogadilho, é desrespeitar nosso munícipe, que merece um serviço com a melhor qualidade possível. Esta é uma decisão que terá que ser muito bem pensada se decidirmos adotá-la, ponderou a prefeita.
A prefeita explicou que a Sanesul passa por uma fase de reestruturação, o que demanda investimentos e que também tem dívidas que não tem como serem absorvidas pelo Executivo.
O recurso que a prefeitura dispõe é para continuar dando sustentação ao desenvolvimento de Três Lagoas, disse.
Tiro certo
A renovação do contrato com a Sanesul tem feito parte do dia-a-dia da prefeita Márcia. Por diversas vezes, a prefeita reuniu secretários e técnicos para discutir o assunto.
Preocupada em atender os anseios da população, Márcia não quer errar na decisão que tomar em relação à questão. Por isso estuda o fato pensando, também, com a preocupação de gestora.
A hora é agora. Três Lagoas vive um momento único que nos possibilita analisar a questão de uma maneira bem clara e colocar todas as vertentes possíveis em discussão. O município vive em ascensão, num ritmo de desenvolvimento que não vai parar mais, e o saneamento básico é uma preocupação que deve ser levada em conta para acompanhar esse processo. Por isso precisamos que a renovação do contrato seja uma decisão muito bem pensada e acertada. Tenho a certeza de que vamos tomar a medida certa, assegurou a prefeita.
O resultado da reunião entre Prefeitura e Sanesul deverá ser informado pela prefeita em coletiva de imprensa que ocorre ainda nesta quarta-feira, em horário a ser definido.
Assessoria de Comunicação