A Secretaria de Meio Ambiente iniciou na última quarta-feira (3) a entrega de Kit´s para implantação do Projeto Agroecológico Integrado e Sustentável (PAIS) para os produtores rurais do Cinturão Verde.
Sacos de cimento e calcário foram os primeiros materiais entregues às famílias. Ao todo o Projeto irá beneficiar dez famílias com Kit´s para o desenvolvimento de hortas orgânicas.
Começamos a distribuir os materiais do Kit, mas ainda faltam outros materiais que serão entregues posteriormente aos produtores, explicou o diretor do Departamento de Agronegócios, Renato Carrato.
Na lista de materiais que ainda serão entregues constam caixa d´água, bomba d´água, tela para galinheiro, arames, entre outros matérias que fazem parte da montagem da horta orgânica.
Disponibilizaremos o material, a parte técnica de orientação ficará a cargo de um técnico do Sebrae, que assim como a Fundação Banco do Brasil, é um dos parceiros desse projeto, ressaltou Renato.
PAIS
O projeto PAIS visa criar um sistema de produção de sustentabilidade familiar sem agredir o meio ambiente. A conservação dos recursos produtivos, como solo e água deve ser mantida.
O que mais primamos nesse projeto é incutirmos nas famílias dos agricultores que é possível produzir uma horta totalmente orgânica, de forma a gerar renda e não degradar o meio ambiente, apontou o diretor.
A agricultura familiar é uma técnica constituída por pequenos e médios produtores, tendo em sua base a mão-de-obra da própria família. No caso do projeto PAIS, o cultivo da terra terá como produto final espécies variadas de hortaliças.
O produtor rural Carlos Pereira de Souza, um dos beneficiados com o projeto, diz que a iniciativa é uma ótima oportunidade de geração de renda. Esse projeto tem tudo para dar certo, ele possibilita que a família tenha uma renda sem agredir a terra onde mora, disse o agricultor que mora há cinco anos no Cinturão Verde, e que participa pela primeira vez de um projeto como esse.
Próxima entrega
Já na próxima entrega que ainda não tem data definida, mas segundo o diretor de Agronegócios, deverá acontecer em breve, os agricultores receberão todo o material para darem início aos trabalhos. Em seguida um técnico do Sebrae deverá acompanhar todo o processo de montagem da horta orgânica. Esse acompanhamento deverá durar aproximadamente dois anos.
Após esse período cada família deverá desenvolver a atividade individualmente, para isso durante os dois anos elas vão receber todo o suporte técnico e informações para darem continuidade aos trabalhos com êxito, finalizou Renato.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO