Nesta quinta-feira (7), a prefeita Márcia Moura (PMDB) discutiu o apoio com o Coordenador Operacional do Censo em MS, Mário Alexandre de Pinna Frazetto e com o coordenador do Censo em TL, João Paulo Santos Vanin. Também participaram da reunião o chefe de gabinete, Germano Molinari e João Prado, da secretaria de Finanças.
A Prefeitura disponibilizará, já à partir deste dia 8, uma caminhonete e um motorista para percorrer com o recenseador alguns setores, sobretudo na zona rural.
O objetivo é fazer com que o resultado final do Censo aponte um número correto de habitantes em Três Lagoas para que o município possa melhorar sua posição junto ao Governo Federal no que diz respeito ao repasse de Recursos do Fundo de Participação dos Municípios FPM.
De acordo com o último Censo, realizado em 2000, Três Lagoas está na faixa das cidades com população entre 81 mil e 91 mil habitantes, o que prevê repasse de 2,8% do FPM. Se no Censo 2010, o número de habitantes superar essa faixa, o município passara a contar com repasse de 3% do FPM.
Sabemos da importância que tem para o município subir este degrau. Muitas casas estavam fechadas ou algumas pessoas não foram encontradas durante o trabalho normal do recenseador, por isso pedimos este apoio da Prefeitura para que possamos reavaliar alguns setores, sobretudo na zona rural, o que possibilitará uma contagem mais precisa do número de habitantes, explicou Vanin.
Segundo o coordenador, dos 28 setores da zona rural, seis ainda não receberam a visita do IBGE e muitas casas em Três Lagoas se enquadram no que o IBGE denomina de uso ocasional, que são aquelas que abrigam várias pessoas, como no caso das repúblicas.
Muitas dessas casas foram visitadas, mas pelo fato de todos os moradores passarem a maior parte do dia fora, eles não foram recenseados, explicou Frazeto.
Estima-se que 400 residências da cidade encontrem-se nesta condição.
Para a prefeita Márcia, saber o número correto da população é muito importante.
Tenho que contar com esse número porque é através dele que receberei apoio financeiro que me dará condições de administrar a cidade da maneira correta. Todos nós estamos vendo que a cidade cresceu, que está recebendo um número cada vez maior de pessoas, que usam nossa educação, saúde, assistência social, entre outras coisas. Nada mais justo do que receber, do Governo Federal, um aporte maior de recurso que me possibilite manter esses setores funcionando e prestando um serviço de qualidade a essas pessoas, explicou a prefeita.
Segundo Frazetto, o IBGE está ciente de que a realidade de Três Lagoas é atípica e que o fluxo de pessoas aqui pode mudar de ano para o outro. Estimativas apontam que o municipio cresce na faixa de 1 mil habitantes por ano.Por isso, além da recontagem para o Censo 2010, deverão ocorrer aqui também estimativas anuais, que podem mostrar o crescimento da cidade e fazer com que Três Lagoas suba ainda mais na faixa de repasse de recursos, finalizou.
O trabalho do Censo 2010 na zona urbana termina no dia 15 deste mês e na zona rural no dia 31.
O IBGE pede para que, quem ainda não foi visitado pelo recenseador, entre em contato pelo telefone 3521.2779 para que seja incluído na contagem.
Assessoria de Comunicação