
Foi aberta na manhã desta terça-feira (05), no saguão de eventos do SINTED (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) a 5ª Exposição Cultural Professor Pepe. A mostra que é uma realização do próprio sindicato tem por objetivo mostrar a sociedade trabalhos manuais confeccionados por professores aposentados que fazem parte do SINTED. A prefeita Márcia Moura (PMDB) participou da abertura do evento, acompanhada de demais trabalhadores em Educação.
Esse é o quinto ano que a direção do SINTED realiza esse trabalho, que tem como foco a valorização do profissional de educação. Aqui estão expostas telas e outros tipos de trabalhos manuais que são produzidos por professores aposentados. Eles têm aulas de artesanato aqui no sindicato e depois nós reunimos os trabalhos e fazemos uma exposição, explicou Cidolina de Fátima da Silva, responsável pelo Departamento de Divulgação e Imprensa do SINTED.
Na abertura da exposição a diretora do SINTED, Elaine Sá, falou sobre a importância do evento e de se trabalhar com parcerias. Eu acredito que parceiros são fundamentais para a execução de bons trabalhos. O que nós vemos aqui nessa 5ª Exposição Professor Pepe é o resultado positivo de parcerias.
Elaine lembrou ainda o belo exemplo deixado pelo professor Pepe. O professor Pepe é um exemplo de força e coragem. De trabalhar por aquilo que se ama e acredita. Ele é um exemplo a ser seguido por todos nós, finalizou.
A prefeita Márcia Moura ressaltou a importância do trabalho do SINTED e lembrou o belo modelo de educador deixado pelo professor Pepe.
O SINTED vem a cada dia valorizando mais a nossa classe. Ele é um instrumento usado a favor da educação, trabalhando em prol do futuro. E eu acredito que só através da educação nós podemos construir um país mais igualitário, ponderou a prefeita, que lembrou ainda o exemplo do professor Pepe.
O professor Pepe foi e sempre será um grande exemplo a ser seguido. Tenho certeza que ele continuará iluminando os caminhos dos educadores que assim como ele amam a educação e lutam pela construção de alicerces firmes através da educação.
Além da prefeita Márcia Moura, também estiveram presentes na abertura do evento a diretora do Departamento de Cultura, Vickie Viture, e a diretora do Departamento Administrativo da SEMEC, Altamira Oliveira Campos, que na ocasião representou o secretário de Educação e Cultura, Mário Grespan.
Homenagem
José Valiño Pedreira, mais conhecido como professor Pepe, foi durante 25 anos professor da rede estadual de ensino.
Sindicalista atuante, professor Pepe lutou veemente pela arte e pela educação, chegando a fazer greve de fome em defesa da valorização e da preservação cultural.
O amor pela arte e pela educação era tanta que certa vez Pepe fez greve de fome para defender aquilo que acreditou durante toda sua vida ser a melhor forma de construir um mundo melhor, comentou Francisca Anaide Rondon Valiño, viúva de Pepe.
Para mim, a cada ano que essa exposição é realizada, é como se uma nova homenagem fosse feita a minha família. É um novo reconhecimento ao esforço e trabalho que meu marido realizou. Uma homenagem de reconhecimento que se estende a toda a categoria de educadores, complementou Francisca.
Encerramento
Para o encerramento da exposição, que acontecerá na próxima quinta-feira (07) a partir das 17h30, está programado um Happy Hour Cultural.
Vamos fazer uma reunião de atividades culturais. No encerramento da exposição teremos apresentações de alunos de escolas municipais e estaduais e apresentação de artistas de nossa cidade. Tudo para valorizarmos ainda mais os artistas de nossa cidade., explicou Cidolina.
A exposição poderá ser apreciada pela população até o dia 07, das 8h às 12h e das 13h às 16h.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO