A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e a Central de Interpretação de Libras (CIL) promoveram, na última sexta-feira, 28 de junho, uma “roda de conversa” com os surdos cadastrados na CIL, trazendo o tema: “Seja independente, você é uma pessoa surda e não incapaz”.
O evento contou com a presença da Secretária da SMAS, Daiane Caroline, que abriu o encontro pontuando sobre o importante trabalho que a CIL vem desenvolvendo no município e a importância do encontro para reflexão, este como parte do processo de construção da viabilização dos direitos das pessoas com deficiência.
O evento também contou com a palestra do psicólogo e servidor da pasta, Thiago Makoto Ivaé, que inicialmente realizou uma dinâmica e entregou uma folha de sulfite A4 para a confecção de um barco em origami. Ele solicitou que os participantes escrevessem, desenhassem e expressassem no barco os sentimentos positivos e negativos decorrentes da surdez, abrindo um debate para discussão dos registros.
Todos os envolvidos participaram ativamente e pontuaram sobre os avanços, as dificuldades e as barreiras que ainda encontram em TL. O evento contou com a presença de 32 surdos, que foram prestigiados com um coffee break especial.