A Secretaria Municipal de Saúde recebe na próxima segunda-feira (31) o prêmio de Monitoramento Inteligente de Dengue (M.I. Dengue). A cerimônia de entrega do prêmio para apenas três cidades do País será realizada às 9 horas no auditório do Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte – MG.
Três Lagoas apresenta resultado expressivo no que se refere à redução de números de casos de dengue no município, reflexo do trabalho e desenvolvimento de ações e projetos com o intuito de alcançar um índice cada vez menor de casos da doença.
O compromisso da administração municipal em manter a Operação Cidade Limpa, o envolvimento de várias Secretarias e segmentos da sociedade na co-responsabilidade no controle, a conscientização da população em vigiar seu meio e a parceria de empreendedores oportunizando o financiamento do MI Dengue, com a implantação de tecnologias inovadoras direcionadas às ações de intensificação de controle, onde se pode identificar focos com maior rapidez e assim otimizar as ações, fez com que Três Lagoas apresentasse uma redução expressiva de casos de dengue, explicou a secretária de Saúde, Elenir Neves, que representará Três Lagoas no evento.
O prêmio será entregue pelo Reitor da UFMG, professor Ronaldo Tadeu Pena, como forma de reconhecimento ao mérito de três municípios que utilizaram esta tecnologia e obtiveram resultados satisfatórios. Dentre esses municípios figura Três Lagoas.
M.I. Dengue
A Tecnologia M.I. Dengue foi desenvolvida no Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, com apoio financeiro da Fundação Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas (SEBRAE). Esses incentivadores e apoiadores desta nova tecnologia também estarão presentes no encontro.
Workshop
Com o objetivo de fortalecer a cultura de gestão eficiente e apresentar os resultados alcançados no último ano, será realizada em conjunto com a entrega de prêmio, o II Workshop do Programa de Excelência da Dengue – PED.
Durante o encontro serão apresentadas as novas diretrizes e padrões do MI-Dengue, além de novas tecnologias que auxiliam e tornam mais simples o trabalho das prefeituras. Esta também é uma grande oportunidade para aperfeiçoamento e capacitação dos gestores, de contato e troca de experiências entre os municípios e um ambiente para discussão das soluções encontradas em cada localidade.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO