A noite da terça-feira, 07 de maio, foi recheada de emoções. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV CRASE “Coração de Mãe”, encerrou as atividades do Programa “Famílias Fortes”, com a entrega de 5 certificados. O programa, criado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos é aplicado pela Prefeitura de Três Lagoas em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). O objetivo da ação é promover o bem-estar dos membros da família, fortalecendo vínculos familiares e desenvolvendo habilidades sociais.
O encerramento contou com a participação de cinco famílias referenciadas ao CRAS Ruth Filgueiras, que são atendidas no CRASE “Coração de Mãe”. O programa, com duração aproximada de dois meses, consistiu em sete encontros semanais, destinados a famílias com filhos entre 10 e 14 anos, cada um com a duração de duas horas.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Daiane Caroline Queiroz, destacou a importância do programa como ferramenta de atendimento, gerando um impacto social significativo nas famílias atendidas. “Por meio das atividades, podemos evitar problemas ou cenários futuros que causem danos aos grupos familiares, como o abuso de substâncias, violência em casa e outras questões similares”, ressalta.
Criado pelo Ministério dos Direitos Humanos, o programa possui objetivos específicos que incluem ensinar pais e filhos a desenvolverem maneiras eficazes de relacionamentos e comunicação, mostrar aos pais a importância de apoiar seus filhos, ajudar os pais a disciplinar e orientar seus filhos de forma eficaz, e orientar os filhos sobre como compreender e valorizar seus pais.
O Programa Famílias Fortes em Três Lagoas envolveu uma parceria valiosa com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), reforçando o compromisso com a qualidade e a abrangência dos serviços prestados. A noite de encerramento foi marcada por momentos de confraternização e celebração dos aprendizados e vínculos fortalecidos ao longo do programa.