A Secretaria de Saúde realiza neste sábado (20) a 1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil em Três Lagoas.
Todas as crianças menores de 5 anos de idade, entre 0 à 4 anos, deverão ser imunizadas com a vacina oral contra poliomielite independente de já ter recebido a vacina anteriormente.
De acordo com informações da coordenadora de Imunização, Mirian Girata, a meta de vacinação instituída pelo Ministério da Saúde é de vacinar, em cada etapa da campanha, 95% das crianças menores de 5 anos.
Nessa primeira etapa nossa meta corresponde à vacinação de 6.980 crianças, enfatizou Mirian.
Para atingir essa meta, as Unidades Básicas de Sáude (UBS) vão etender a população das 8h às 17h. Os pontos de vacinação estão distrubuídos nas áreas urbana e rural do Município. Esta última não será no sábado (20), e sim durante a próxima semana.
Para vacinar a criança é indispensável à apresentação da carteirinha de vacinação.
Sempre lembramos aos responsáveis pela criança a importância de se levar a carteirinha de vacinação, pois é através dela que temos um controle sobre a condição de vacinação da criança, lembrou Mirian.
Pontos de Vacinação
Mais de 20 locais vão funcionar como postos de vacinação:
UBS Jupiá
PSF Vila Piloto
UBS Vila Alegre
Escola Maria Eulália Vieira
Supermercado Nova Estrela
UBS Miguel Nunes
Supermercado Passarelli
Jardim das Acácias
PSF Paranapungá
Escola Bom Jesus
UBS Santo André
Centro de Especialidades Médicas
Escola Municipal Professor Ramez Tebet
UBS Interlagos
Escola Objetivo
UBS Santa Luzia
Escola Nelson Custódio
Mercadinho do Pequeno
PSF Vila Haro
UBS São Carlos
Escola Municipal São João
PSF Santa Rita
Postos volantes
Hospital Nossa Senhora Auxiliadora
Poço de Jacó
Bar do Edmilson
Doença
A Poliomielite é causada por um vírus chamado poliovírus e sua transmissão ocorre através do contato com o vírus presente nas fezes dos doentes. Os sintomas variam desde uma febre até um tipo de paralisia que deixa as pernas ou braços permanentemente moles, sem força. Nos casos mais graves ocorre a paralisia dos músculos da respiração e o doente morre.
A melhor forma de prevenir a doença é através da vacinação, da higiene pessoal e de saneamento básico, com a extensão das redes de água e esgoto, e da coleta do lixo doméstico. A vacina contra a pólio é aplicada na forma de gotas, que são pingadas na boca da criança.
Histórico
Em 1980, iniciaram-se os Dias Nacionais de Vacinação contra a poliomielite, quando num único dia foram vacinadas mais de 18 milhões de crianças menores de cinco anos, com cobertura vacinal plena. O sucesso da campanha vem se repetindo, apesar de algumas oscilações nos percentuais de crianças vacinadas.
O último caso de poliomielite foi registrado no município de Souza, na Paraíba em 1989. Em 1994 o Brasil obteve o certificado internacional de erradicação da transmissão autóctone do poliovírus selvagem. Desde então o País assumiu o compromisso de manter altas coberturas vacinais de forma homogênea e uma vigilância epidemiológica ativa, visando evitar a reintrodução do poliovírus.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO