O Comitê do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou terça-feira, 05 de março, a primeira integração entre Ensino e Rede de Atenção à Saúde. O objetivo foi fortalecer a cooperação entre as instituições para aprimorar a formação profissional e garantir assistência de qualidade à população.
Durante o evento, a enfermeira coordenadora do NEPS, destacou os benefícios desta integração para estudantes, profissionais de saúde e para a rede de atenção à saúde. Além disso, apresentou a Rede de Atenção à saúde aos presentes, ressaltando sua importância no contexto da saúde pública.
O médico da Família e Comunidade da Vigilância Epidemiológica (VIGEP), Vinicius de Jesus Rodrigues Neves explanou sobre a importância da atenção primária à saúde, suas características e como deve ser o comportamento ético dos alunos nos cenários de prática. Suas palavras reforçaram a importância da integração entre ensino e serviço para uma atuação profissional responsável e eficaz.
Participaram da integração discentes e docentes do curso de enfermagem e medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), do curso técnico de enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e coordenadores das Unidades de Saúde. Estes últimos tiveram a oportunidade de apresentar suas Unidades aos presentes, compartilhando as características e desafios específicos de cada local e puderam ressaltar a importância de cada unidade de saúde para a rede.
De acordo com a SMS, essa diversidade de participantes enriqueceu as discussões e promoveu uma troca de experiências valiosa. A integração entre ensino e serviço é essencial para melhorar a formação dos futuros profissionais da saúde e promover uma atuação mais alinhada e eficiente dos profissionais já inseridos no mercado disse.