A Semana Municipal do Trânsito encerra suas atividades nesta quinta-feira (30) com saldo positivo. Com o lema Pare e pense: quem respeita a vida está no caminho certo, a campanha iniciada na segunda-feira (27) objetivou a conscientização das pessoas frente aos números alarmantes de acidentes de trânsito, conclamando a prudência de condutores e pedestres.
Na manhã desta quinta-feira, o Departamento Municipal de Trânsito juntamente com o Corpo de Bombeiros, DETRAN, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (14º BPMRv), realizaram blitz educativa na Avenida Prefeito Rosário Congro e na Rua João Dantas Filgueiras. Nos locais, os condutores receberam material educativo, incluindo panfletos e bloquinho de multas para crianças. Os veículos que passaram pelo local também foram adesivados e receberam sacolinhas de lixo para colocar em seu interior.
Uma equipe de oito crianças do Centro Educativo de Múltiplas Atividades do Trânsito (Cematran), de Campo Grande, também colaborou com o trabalho da blitz. De acordo com o comandante do 14º BPMRv, capitão Élcio Almeida, as crianças que participam do projeto do Cematran vieram especialmente à Três Lagoas para colaborar com a campanha da Administração Municipal, que tem a parceria das polícias, do Corpo de Bombeiros e do DETRAN/MS.
Sobre o desenvolvimento da Semana do Trânsito, o capitão Élcio destacou a importância de se fazer um trabalho conjunto de conscientização. A campanha conseguiu integrar os órgãos que trabalham no trânsito, que normalmente fazem um trabalho separado. Esta é uma forma de concentrar os esforços por um trânsito mais educado e prudente, e para que cada um reflita e se sensibilize de sua responsabilidade para a diminuição dos números de acidentes, apontou o capitão.
Três Lagoas é o único município do Mato Grosso do Sul a realizar este tipo de campanha, com uma semana exclusiva para o desenvolvimento de atividades educacionais com a união de todos os órgãos do trânsito. A chefe do setor de Educação no Trânsito, Creusa Ramos, avaliou a Semana do Trânsito de forma positiva. Nós fechamos a campanha com um saldo positivo. Além das visitas às escolas, com a participação das polícias e o mascote do trânsito em palestras e orientações, as pessoas tiveram boa receptividade sobre o tema da campanha, aderindo as adesivagens e recebimento de material educativo, avaliou Creusa.
Em sua 3ª edição, o evento enfocou a conscientização da sociedade frente aos acidentes de trânsito, e trouxe como novidade um material informativo voltado para as crianças. A caderneta de multas, entregue aos alunos de escolas municipais, é uma ferramenta do público infantil para coibir os adultos que tenham maus hábitos no trânsito. Outra novidade desta edição da campanha foi o lançamento do mascote do trânsito, que terá seu nome escolhido através de concurso entre os alunos das escolas municipais.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO