A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) iniciou, nesta segunda-feira (20 de novembro), as apresentações da 1ª edição do “Proteja in Festival”, evento promovido com o objetivo de celebrar as atividades realizadas durante o ano de 2023 pelo Projeto Tempo Educativo com Jornada Ampliada (PROTEJA).
O PROTEJA é um projeto que visa apontar o modelo para o desenvolvimento da educação em tempo integral nas unidades da Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas. O projeto está em seu segundo ano de implementação e atende atualmente 320 crianças em sete unidades da Rede Municipal de Ensino (REME).
O público-alvo do programa, em sua maioria, são crianças que apresentam alguma dificuldade escolar. Os alunos inscritos no Proteja trabalham a interpretação, o texto e a criatividade, sendo estimulados a se inspirarem em suas inseguranças, sendo destemidos e assumindo o controle do seu futuro.
A secretária da pasta, Angela Brito, explicou que o objetivo do projeto é proporcionar equidade na educação, oferecendo a todos os alunos o mesmo nível de oportunidades, independentemente do cenário em que estão inseridos.
Durante os encontros, as crianças se divertem, assumem um compromisso, experimentam um mix de sensações e sentimentos e alcançam o ápice da emoção ao serem aplaudidos por algo de bom que fez.
O projeto vai além do ensino tradicional, oferecendo uma jornada ampliada repleta de atividades extracurriculares que incluem dança, teatro e circo, além de tempo significativo para a recomposição escolar, garantindo que os alunos não apenas alcancem sucesso acadêmico, mas também desenvolvam valores fundamentais.
De acordo com o professor coordenador do projeto, Luiz Cláudio, a intenção do Proteja não é formar atores, mas sim crianças independentes, seguras e que sejam protagonistas de suas vidas.