![3092-prefeitura-inicia-ano-letivo-com-capacitacao-de-profissionais](https://www.treslagoas.ms.gov.br/wp-content/uploads/3092-prefeitura-inicia-ano-letivo-com-capacitacao-de-profissionais-420x280_c.jpg)
Na semana anterior ao início do ano letivo escolar, a Secretaria de Educação e Cultura, promoveu a capacitação continuada para professores e motorista da rede pública municipal. O programa de formação continuada de professores, estendido para outros profissionais da educação, faz parte do plano de metas da prefeita Simone Tebet para este segundo mandato.
O curso de formação continuada para professores teve início na terça-feira (03) com palestra da professora mestra da UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul), Maria de Lourdes da Silva, que ministrou a palestra Educação escolar e a questões ético-raciais: população indígena e negra no contexto das leis anti-raciais e inclusivas. Em seguida, a professora doutora Marlene Durigan, da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), falou sobre O Novo Acordo Ortográfico. Outras palestras foram proferidas, como trânsito e encontros de professores, segmentados para várias áreas do ensino.
O cronograma de palestras foi até sexta-feira (6). A prefeitura de Três Lagoas já assinou convênio com o MEC (Ministério da Educação e Cultura) para próximas palestras de formação continuada na educação infantil e pró-infantil. Nestes, já estão definidos Pró-letramento para docentes do 1° ao 5°, do 6° ao 9° de Gestão III e, de capacitação para Gestores da Educação.
De acordo com a Coordenadora Pedagógica da Secretária Municipal de Educação, Jussara Fernandes, a formação continuada de professores teve início no ano de 2004, e segue uma linha de trabalho para cada área do ensino. Essa capacitação tem o intuito de fazer com que os professores reflitam sobre as mudanças. Que possibilite novos conceitos e estudos para o crescimento pessoal e profissional do professor. Este é o papel da Secretaria de Educação, afirmou Jussara.
Profissionais do transporte escolar
Os motoristas da secretaria de educação receberam também treinamentos antes do início do ano letivo. Com palestras do dia quatro a seis de fevereiro, 50 condutores do transporte escolar do município participaram da capacitação de Relacionamento Interpessoal, Legislação de Transito, Direção Defensiva, Prevenção Contra Acidentes e Educação no Trânsito.
O transporte escolar no municio atende toda região urbana, o Distrito de Arapuá, Garcias e Vera Cruz.
Para o coordenador do Transporte escolar do município, Marco Aurélio de Souza Guedes, a reciclagem desses profissionais é necessária principalmente por causa das atualizações do código nacional de transito, já que a renovação de habilitação desses profissionais é de cinco em cinco anos.
Esse curso é de muito importante para o preparo desses profissionais, já que diariamente são transportadas em médias 40 crianças. Algumas distâncias da zona rural chegam a 200 km do centro urbano, por isso, é estritamente importante que eles saibam primeiros socorros, afirmou Guedes.
Assessoria de Comunicação