A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), organizou uma programação especial para o dia de finados, celebrado nesta quinta-feira (02 de novembro).
As missas foram realizadas nos cemitérios municipais Campo Santo de Santo Antônio, Cemitério do Soldado e Cemitério do Arapuá, além do Memorial Park, um campo santo particular. As celebrações foram ministradas por padres das paróquias da cidade e contaram com a presença do bispo Dom Luiz Gonçalves Knupp.
A primeira missa do dia ocorreu às 6h no Cemitério Campo Santo de Santo Antônio e foi celebrada pelo próprio bispo Dom Luiz Knupp, acompanhado pelo padre Fábio Alves de Oliveira, da Paróquia Santa Luzia. A celebração reuniu centenas de fiéis que foram homenagear seus entes queridos sepultados no local.
O prefeito Angelo Guerreiro participou da missa e destacou a importância da data. “É um momento de reflexão, de oração e de saudade dos nossos familiares e amigos que já partiram. A Prefeitura se empenhou em preparar os cemitérios para receber os visitantes com dignidade e respeito”, disse.
Também estiveram presentes na missa os vereadores da Câmara Legislativa Municipal, servidores e secretários municipais, que prestaram suas homenagens aos falecidos.
As demais missas ocorreram nos seguintes horários e locais:
- 8h no Cemitério do Soldado, celebrada pelo padre Maurício de Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida;
- 9h no Cemitério Campo Santo de Santo Antônio, celebrada pelo padre Rogério Fernandes Gomes, da Paróquia Santo Antônio;
- 8h no Memorial Park, celebrada pelo padre Edi Pereira Quina, da Paróquia Santa Rita de Cássia;
- 16h no Cemitério Campo Santo de Santo Antônio, celebrada pelo padre Silvio Roberto da Silva, da Paróquia São Francisco de Assis;
- 16h no Cemitério do Arapuá, celebrada pelo padre Maurício de Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
A programação foi divulgada pela Prefeitura nas redes sociais e nos meios de comunicação locais. Os cemitérios receberam limpeza, melhorias na infraestrutura sinalização adequadas para garantir a segurança e o conforto dos visitantes.
SOBRE A DATA
O dia de finados é uma tradição católica que tem origem no século II, quando os cristãos rezavam pelos falecidos. A data foi oficializada pela Igreja Católica no século X e é celebrada em vários países do mundo. O objetivo é lembrar dos que já se foram com fé e esperança na ressurreição.