Na noite dessa segunda-feira (23 de outubro) foi realizada no Sebrae de Três Lagoas, o encontro MS+ Criativo para o lançamento regional do Plano Estadual de Economia Criativa de Mato Grosso do Sul. Este é o quinto encontro regional, de oito que serão realizados no Estado, com o intuito de ser o primeiro do País com um Plano de Economia Criativa.
A ação, que é uma parceria do Sebrae/MS com o Governo do Estado e Prefeitura de Três Lagoas, tem como foco o fomento da cultura local, permitindo o fortalecimento da coletividade. A apresentação prévia foi realizada pelo Superintendente de Economia Criativa do Estado de Mato Grosso do Sul, Décio Coutinho, onde destacou que a economia criativa tem como base sólida um ecossistema de coletividade.
“O desenvolvimento da nossa cultura e da nossa identidade cultural depende do trabalho realizado pelas pessoas dentro do seu território, isso desenvolve economicamente uma região. Por esse motivo estamos percorrendo o Estado para traçar um Plano que contemple a cultura geral de Mato Grosso do Sul”, destacou Coutinho.
José Aparecido de Moraes, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Três Lagoas, enfatizou que o trabalho do Plano será realizado para tornar-se legislação. “Essa Lei irá ter como base o que precisamos para o nosso desenvolvimento econômico, desta forma temos que aproveitar a oportunidade e participar, para fortalecer nossa identidade. Então, convidamos todos os agentes culturais da região da Costa Leste para fazer parte desta construção”, fortaleceu o secretário.
Após esta primeira reunião, foi agendado um encontro onde as necessidades da Região da Costa Leste do Estado serão discutidas pelos participantes, para assim ser acrescentada no Plano Estadual de Economia Criativa de Mato Grosso do Sul. Este encontro está marcado para o dia 28 de novembro, das 8h às 18, no Sebrae de Três Lagoas.