A Prefeita Simone Tebet (PMDB), juntamente com o Governador André Puccinelli (PMDB), assinou na tarde da última sexta-feira (5), na Governadoria do Estado, em Campo Grande, Termo de adesão ao convênio ProJovem.
Através desse Programa, o Município de Três Lagoas poderá oferecer a partir de 2009, qualificação profissional a mil jovens entre a faixa etária de 18 a 29 anos de idade.
Os jovens, participantes do Programa, vão receber além de um atendimento especial para sua formação profissional através de cursos com duração média de 450 horas, um auxílio financeiro no valor de R$ 600,00, sendo disponibilizadas em seis (6) parcelas de R$ 100,00.
Durante a solenidade, a Prefeita Simone Tebet agradeceu a contemplação do Município e comentou a escolha de Três Lagoas para junto com mais três Municípios do Estado serem agraciados para darem início ao Programa.
Agradeço a constante parceria do Governo do Estado para com o nosso Município. Agradeço também ao Deputado Dagoberto Nogueira, o grande responsável pela implantação desse Programa em Mato Grosso do Sul. Através do trabalho de nossa Administração, e com o auxílio de grandes parceiros, vamos conseguir sanar a deficiência de mão-de-obra qualificada em nossa cidade. E o que é melhor ainda, vamos qualificar nosso jovens e ajudá-los a ingressarem no mercado de trabalho, disse Simone.
Para o Jovem que participar do processo de qualificação, o ingresso ao mercado de trabalho fica mais assegurado, pois uma das exigências do Programa é a de que pelo menos 30% dos jovens qualificados sejam inseridos no mercado. Se isso não acontecer o Município ficará inadimplente com o Programa.
Ao todo, foram disponibilizadas para o Estado de Mato Grosso do Sul o total de oito mil qualificações, sendo divididas da seguinte forma:
Campo Grande 5.000 qualificações
Três Lagoas 1.000 qualificações
Corumbá 1.000 qualificações
Paranaíba 500 qualificações
Maracajú 500 qualificações
Reflexo do Desenvolvimento
O grande desenvolvimento do Município de Três Lagoas foi uma das principias afirmações feitas pelas autoridades presentes na Assinatura do Convênio, para explicar a contemplação do Município dentro do Programa.
Dentre as autoridades que citaram o pujante progresso de Três Lagoas, esteve o Governador do Estado, André Puccinelli e a Superintendente Regional do Trabalho, Marlene Nogueira, que na ocasião esteve representando o Ministro do Trabalho Carlos Luppi.
É notório que a Prefeita Simone Tebet não está preocupada apenas em coordenar e planejar o crescimento de Três Lagoas, mas também dar sustentação para que a população cresça com a cidade. Dar subsídios para que os jovens de nossa Três Lagoas qualifiquem-se para o mercado de trabalho é possibilitar que esses mesmos jovens sejam colaboradores de uma cidade cada vez mais próspera, afirmou o Governador.
Esse Programa será uma grande oportunidade para os jovens que iniciam sua trajetória no mercado de trabalho. Em Três Lagoas esses jovens vão ter uma oportunidade maior ainda, a oportunidade de iniciarem suas carreiras em uma cidade que está em franco crescimento e que vai possibilitar a eles crescer junto com o desenvolvimento da cidade, frisou a Superintendente Regional do Trabalho.
ProJovem
O Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação. Qualificação e Ação Comunitária- ProJovem é componente estratégico da Política Nacional de Juventude, do Governo Federal, sendo implantado em 2005 sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República em parceria com o Ministério da Educação, Ministério do Trabalho e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate á Fome. O ProJovem foi iniciado no Estado de Mato Grosso do Sul a partir do ano de 2007, sendo então aderido pela Prefeitura Municipal de Campo Grande. A implantação do Programa nos demais Municípios do Estado, está sendo possível, graças a uma emenda parlamentar do Deputado Federal, Dagoberto Nogueira Filho (PDT).
Assessoria de Comunicação Social