Na véspera de iniciar o mês de setembro, mês que destaca luta e campanha de prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu nesta quarta-feira, (30 de agosto), roda de conversa de orientação com profissionais da imprensa local, visando abordagem de notícias relacionadas ao assunto de forma segura e consciente.
O intuito do encontro, junto aos veículos de comunicação três-lagoenses, foi orientar sobre uma forma segura, com empatia e cuidado visando desmistificar a ocorrência desses casos e fomentar a prevenção, em vez de estimular e propagar o ato.
A roda de conversa, denominada “Como falar de forma segura sobre suicídio”, aconteceu no Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Três Lagoas (SSPM), e foi mediada pela médica psiquiatra Julia Nascimento e a psicóloga Jordâna Barbosa, ambas da RAPS.
O mês de setembro é dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o ato, bem como evitar o seu acontecimento. Nesse mês no dia 10 é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em 2023, o tema central é “Se precisar, peça ajuda!”.
A SMS por meio da RAPS irá promover diversas ações no Município sobre prevenção e conscientização a respeito do assunto. No dia 05 de setembro acontece a abertura oficial da Campanha, junto aos pacientes atendidos pela Rede Municipal, entre outras ações que serão divulgadas.
A RAPS também oferece palestra, capacitação e outras atividades do tipo para empresas, entidades, órgãos, escolas e etc. Basta entrar em contato através do telefone e-mail jordana.barbosa@treslagoas.ms.gov.br .