Como parte de um antigo projeto de acolhida às pessoas que estão em situação de risco nas ruas da cidade de Três Lagoas, a Secretaria de Assistência Social está em fase de implantação de um centro que apoiará pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social (albergue municipal).
O objetivo do Albergue Municipal é acolher e oportunizar abrigo temporário à população de rua, bem como aos migrantes, com acesso à alimentação, higienização saúde e atendimento especializado.
O Albergue vai funcionar na antiga escola Arco Íris, situada em frente ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e oferecerá um ambiente favorável para o resgate da dignidade e o exercício da cidadania.
Do Centro de Apoio, as pessoas serão encaminhadas aos serviços necessários a cada situação após o estudo da realidade individual realizado por profissional do serviço social.
Instalações
A estrutura física do Albergue será de um refeitório, sala de atendimento psicossocial, ala feminina e ala masculina. Também serão instalados banheiros adaptados para idosos e portadores de necessidades especiais (deficientes físicos).
Segundo a assessora técnica do Departamento de Assistência Social, Silvânia Berssani, Três Lagoas tem uma média mensal de 65 pessoas que precisam de acolhida.
Essa necessidade é urgente, por isso estamos reformando um prédio para que o albergue esteja pronto ainda esse ano, disse.
Silvânia também destacou que a cidade será a pioneira no atendimento.
Seremos os primeiros da região a fazer esse tipo de atendimento.
O Centro disponibilizará cozinheiras, lavadeiras, pessoas especializadas em limpeza, psicólogos, assistentes sociais e monitores.
A secretária de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Altamira de Oliveira Campos, ressaltou que o regimento interno está em fase de elaboração.
Já compramos os móveis, materiais, utensílios e roupas. Agora estamos finalizando o regimento interno, enfocou.
Assessoria de Comunicação