Dando continuidade à agenda de compromissos em Três Lagoas, a equipe da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais (SEAF) realizou nesta sexta-feira (14), a Conferência Regional da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul.
O evento aconteceu no anfiteatro da UFMS – Campus I – com a presença de produtores rurais e autoridades das cidades de Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.
A proposta do Governo do Estado é conhecer as demandas, o processo de produção e a realidade deste setor em cada região de Mato Grosso do Sul, a fim de definir políticas públicas e investimentos que atendam às necessidades e contribuam com a agricultura familiar dos municípios.
Na abertura, o secretário executivo da SEAF, Humberto de Mello Pereira, explicou que a Costa Leste é uma importante região de escoamento de produção da agricultura familiar, devido às divisas com o Estado de São Paulo, outro importante produtor e comprador de produtos.
“Queremos conhecer a realidade de cada região para traçarmos uma distribuição justa de recursos, mas de acordo com a demanda de produção. Existem políticas públicas, incentivos federais e órgãos alinhados para auxiliar o pequeno produtor rural no seu trabalho, tão importante para a alimentação de quem mora nas cidades”, disse.
O secretário de Meio Ambiente e Agronegócio de Três Lagoas, Mauro De Grandi, agradeceu à SEAF por escolher o Município como sede desta Conferência e definiu “como uma oportunidade única de levar ao governo estadual a realidade de cada município e de cada pequeno produtor rural. A Administração de Três Lagoas muito tem feito em prol do trabalhador e proprietário rural, mas tem assuntos que são de responsabilidade do Estado. Espero que todos os municípios presentes possam sair dessa Conferência com novas expectativas para suas produções”, exaltou.
A programação transcorreu com a apresentação das competências da SEAF, explanação da realidade da agricultura familiar em MS, órgãos de apoio, debate e propostas a serem trabalhadas nos próximos 4 anos por cada cidade representada no evento.
Também fizeram parte da abertura das autoridades, a representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Marina Viana; o diretor presidente da AGRAER, Washington Willeman de Souza; deputado federal Vander Loubet; deputado estadual Zeca do PT e o representante do INCRA MS, Paulo Roberto da Silva