A Escola Municipal Professora “Maria de Lourdes Lopes” ficou em 1º lugar da Costa Leste e em 15º lugar entre todas as escolas de Mato Grosso do Sul que participaram do Programa “MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança”, uma ação do Governo do Estado que auxilia os municípios do estado na alfabetização das crianças da rede pública de ensino.
Com essa colocação, que se refere a uma avaliação feita com os 75 alunos que estudaram nos quatros segundos anos em 2022 (hoje, terceiros anos), a unidade da Rede Municipal de Ensino (REME) de Três Lagoas vai receber R$ 80 mil.
Conforme Cristina Martins Gonçalves da Silva, que é psicopedagoga e está a frente da escola como diretora há 2 anos, o uso do recurso será com base em um plano de ação que será montado pela escola e aprovado pelos técnicos da Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
“Vamos montar esse plano e apresentar para eles, mas o foco é sempre melhorar a alfabetização das nossas crianças no tempo certo, que é o foco do programa e um movimento nacional”, comentou Cristina.
A secretária Municipal de Educação e Cultura, Ângela Brito, comentou que para a Secretaria Municipal de Ensino e Cultura (SEMEC) é um reconhecimento a todo o empenho em melhorar a educação de Três Lagoas.
“Esse prêmio vem para ampliar ainda mais os investimentos em melhorar a educação. Tenho só a parabenizar a escola, pois é exemplo e colabora na formação de uma rede que quer alfabetizar todas as crianças no tempo certo. Três Lagoas sai na frente na Costa Leste e vamos nos empenhar que no ano que vem mais escolas sejam premiadas”, enfatizou a gestora.
Para a professora Cássia Figueiredo Carneiro, que leciona na escola a quase um ano e meio, o apoio constante da coordenação foi fundamental, “pois foi além da rotina na sala de aula. É uma satisfação pessoal e profissional, é uma gratidão. Toda a equipe não pensa em ganhar prêmio, tanto que a conquista foi uma grata surpresa, mas se empenha todos os dias em entregar o melhor para as crianças.”
OS DESTAQUES DA ESCOLA
De acordo com Cristina, os principais critérios, dentre vários, que destacaram a escola foi a assiduidade. “Tanto que em comparação com o Censo, a nossa escola teve 102% de alunos matriculados no dia da avaliação. Além disso, todos os alunos avaliados sabiam o mínimo necessário esperado para o segundo ano. Isso é muito gratificante de perceber e é um troféu aos próprios alunos”, disse.
A diretora enfatizou ainda que o foco para essa conquista foi a equidade. “Fizemos um trabalho para que todos os alunos estivessem no mesmo patamar de conhecimento respeitando as suas vulnerabilidades, chamamos isso de recomposição de aprendizagem e deu muito certo. Inclusive, vamos ser tutores de outra escola que ainda vamos saber qual é, que não conseguiu atingir o destaque e se classificar.”
O PRÊMIO
No total, o Governo de MS entregou R$ 3,6 milhões para premiar as melhores práticas e as escolas que se destacaram. Atualmente, são atendidas 800 escolas e 112 mil estudantes em todos os municípios do Estado. As escolas vencedoras recebem ainda esse ano 75% do valor e, no ano que vem, os 25% restantes.
De acordo com os organizadores do Programa, o trabalho desenvolvido contribui para que a leitura e a escrita dos alunos estejam adequadas e compatíveis a idade e ao nível de escolarização. Do total investido, por meio da SED (Secretaria de Estado de Educação), R$ 2,4 milhões foram destinados para premiação das “Escolas Destaques” e outros R$ 1,2 milhão para as “Escolas Apoiadas”. O valor será encaminhado às prefeituras para repasse direto às escolas selecionadas.
Durante solenidade de anúncio dos vencedores do prêmio, que ocorreu na semana passada, o governador do Estado de MS, Eduardo Riedel, destacou que “estamos no caminho certo. Precisamos de todos engajados, por isso a parceria com os municípios e demais entidades é tão importante e funcionou bem. Afinal, o aluno é um só, e a nossa capacidade de articulação é determinante para o sucesso educacional.”
Já o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, deixou claro que “é um programa com foco na alfabetização. O que importa é que a criança precisar ser alfabetizada. E temos dados que comprova a melhoria dos índices de educação deste aluno.”
SOBRE O PROGRAMA
O programa foi criado em 2021 e colocado em prática no início de 2022 com 100% de adesão dos municípios de Mato Grosso do Sul. No primeiro ano em funcionamento do programa, as ações contemplaram iniciativas de formação continuada, realização de avaliações, acompanhamento dos indicadores e fortalecimento na cooperação entre Estado e municípios, bem como a oferta de material didático complementar. Entre aquisição de livros didáticos, custeio de avaliações e de bolsas para formação dos profissionais foram investidos quase R$ 5 milhões. Somando os valores das premiações, o total investido no programa chega a R$ 8,3 milhões em 2023.