‘A Secretaria de Saúde de Três Lagoas inaugurou na tarde desta segunda-feira (31) uma Casa de Apoio para pacientes em tratamento na cidade de Campo Grande. Na ocasião, a prefeita Simone Tebet (PMDB) e o ex-secretário de Saúde, Jorge Martinho, conheceram a estrutura da casa e conversaram com os pacientes.
De acordo com Jorge Martinho, a Casa servirá como um apoio para todas as pessoas quem vêm até a cidade e fazem consultas, exames ou tratamento médico. Os horários possuem agendamento diferenciado. Alguns pacientes têm consulta marcada muito cedo, outros somente mais tarde ou no final do dia. O cansaço dessas pessoas é evidente, pois saem às 4 horas e andam mais de 300 quilômetros, explicou Martinho. O secretário ainda completou: Este apoio irá auxiliar na recuperação da saúde dos pacientes. Muitos deles fazem tratamentos de quimioterapia, por exemplo, que é muito desgastante e exaustivo, e depois disso poderão descansar em uma cama, ao invés de esperar no ônibus ou nas portas dos hospitais.
Os pacientes, conforme Martinho, são encaminhados pelo CEM, postos de saúde e o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora desde que haja necessidade de algum outro tipo de especialidade que não seja disponibilizada em Três Lagoas.
A Casa de Apoio possui estrutura com quartos, sala com televisão, banheiros e cozinha com fogão, pia e geladeira. A limpeza do local fica sob a responsabilidade de uma funcionária da Secretaria de Saúde.
A prefeita Simone, falando aos pacientes, disse que é sensível ao tamanho do desgaste que é fazer tratamento médico longe de sua cidade. Essa Casa é de vocês. Aproveitem ao máximo, afirmou. A prefeita ainda reiterou: É o mínimo que podemos fazer
oferecer um local aconchegante, para vocês reporem as energias gastas durante os tratamentos, já que nesses casos não há recurso no sistema público de saúde de Três Lagoas.
Simone ainda salientou que com a Casa de Apoio em Campo Grande, é fechado o ciclo das principais obras para a saúde públic