Após intensificação da vacinação de Febre Amarela em Três Lagoas, o Secretário de Saúde, Dr. Jorge Martinho convocou a imprensa local para uma coletiva afim de prestar contas dos número atingidos. A reunião foi realizada no gabinete da prefeitura na manhã desta terça-feira (29).
Além do secretário, estiveram presentes a diretora do Departamento de Vigilância e Saneamento, Elenir Neves de Carvalho e a enfermeira responsável pela intensificação, Ludmila do Vale Silva.
De acordo com o secretário, 100% da população está imunizada contra a febre amarela. Superamos nossas expectativas, pois nesses dias as pessoas procuraram muito mais os serviços de vacinação, disse.
Três Lagoas tem hoje uma população de 85.373 habitantes, e segundo os dados da Secretaria de Saúde, nos últimos 10 anos foram imunizadas cerca de 70 mil pessoas. Para que não faltassem vacinas foram pedidas ao governo 22 mil doses, sendo 15 mil para a população em geral e 7 mil para os trabalhadores da VCP Votorantim Celulose e Papel.
Além das vacinas solicitadas, o Ministério da Saúde mandou mais 10 mil doses, somando 32 mil entregues em Três Lagoas.
Martinho ressaltou o número de pessoas registradas nessa intensificação. Entre supermercados, postos de saúde e na praça Ramez Tebet conseguimos imunizar 28.371 pessoas. Agora não estamos mais em fase de intensificação, estamos cumprindo a nossa rotina.
Dengue
Mais uma vez alertando a população sobre o problema da Dengue na cidade, o Secretário de Saúde comparou os casos de janeiro de 2007 e 2008.
No ano passado ocorreram 374 casos confirmados, já neste mês registramos 18 notificações e quatro casos confirmados. A previsão para o futuro é que não tenhamos a situação de 2007, declarou.
Para o primeiro trimestre deste ano a Prefeitura continuará os trabalhos de limpeza de terrenos e das áreas mais críticas.
Também fará grande diferença a reeducação das comunidades para que não haja nova epidemia na cidade. As pessoas que não autorizam a entrada em suas casas ou possuem terrenos fechados serão notificados.
A questão da ação da justiça tem sido positiva, pois as pessoas estão colaborando com o nosso trabalho, completou Martinho.
Dia da Virada
Como nos anos anteriores, todo dia 1º de cada mês será realizado o Dia da Virada. O objetivo é conscientizar a população e tornar o combate dengue um ato diário, onde cada cidadão faz sua parte acabando com os possíveis criadouros de larvas.
A Prefeitura de Três Lagoas realiza todos os anos ações diferenciadas para a conscientização da população, além da capacitação dos profissionais da área de saúde.
Entre as ações previstas para este ano estão mutirões, operação cidade limpa, palestras, e divulgação das medidas de combate nos veículos de comunicação.
Ecoponto
Na coletiva o secretário também lembrou do Ecoponto, que foi inaugurado em novembro de 2007. Esse depósito armazena pneus inservíveis e tem como finalidade evitar que os mesmos sejam deixados em terrenos baldios, acumulando lixo, água parada e contribuindo para a proliferação do mosquito da Dengue.
A capacidade de estocagem do Ecoponto é de aproximadamente 1.800 pneus grandes (de caminhão) ou 15.000 pequenos (carro de passeio).
Já retiramos o primeiro lote de pneus, pois o barracão estava superlotado, afirmou Martinho.
A Prefeitura de Três Lagoas e a ANIP Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos estabeleceram um termo de cooperação mútua que prevê o recolhimento dos pneus, sendo posteriormente retirados pela ANIP que se responsabiliza em levá-los para a destinação final, ambientalmente adequada, com autorização e licença do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO