A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) concluiu nesta sexta-feira (31) a programação de ações e eventos alusivos ao Mês da Mulher.
Durante todo o mês de março, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) “Halley Coimbra Junqueira”, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) estiveram unidos com objetivo de fortalecer a rede de atendimento à mulher. As ações também contaram com a parceria da Polícia Militar, pelo programa Mulher Segura.
Na última quinta-feira, mulheres acima de 18 anos participantes dos cursos da Missão Salesiana receberam uma palestra sobre autocuidado. Ministrada pela médica ginecologista, obstetra e mastologista Nayara Cassemiro, o assunto apresentado traz a necessidade do autoconhecimento sobre a saúde pela própria mulher na sua totalidade física e mental, trazendo a importância da prevenção sobre o câncer de mama, colo do útero e demais doenças relacionadas à saúde da mulher. Estiveram presentes a Diretora da Proteção Social Especial de Média Complexidade, Rosimeire Cardoso de Oliveira Chaves e servidoras do CRAM.
Na manhã de ontem, quinta-feira (30) e hoje (31), foi a vez de funcionários da Petrobras e Suzano participarem das ações. A palestra oferecida para as duas turmas teve como tema: “Mulher: um ser que se adapta”, o processo da inserção no mercado de trabalho, assim como as lutas que foram travadas para que se chegasse ao dia Internacional da Mulher. Também foram apresentados os serviços ofertados pelo CRAM de Três Lagoas.
Para a diretora da Proteção Social Especial de Média Complexidade, a programação foi inteiramente produtiva. “Foram momentos de conhecimento, troca de vivências e informações de ambos os lados. E o trabalho de enfrentamento a violência contra mulheres será realizado durante todo o ano. Agradecemos a todos os parceiros que fortaleceram nossas campanhas, a secretária Vera Helena e ao prefeito Ângelo Guerreiro por nos dar suporte e caminhos para levar essa missão a diante”, concluiu Meire.