Seguindo com sua agenda oficial em Brasília, o prefeito Angelo Guerreiro participou nesta terça-feira (07) de duas reuniões de trabalho da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH), onde o chefe do executivo foi reconduzido ao Cargo de Diretor de Relações Institucionais da entidade municipalista.
Além disso, o Prefeito e outros integrantes da AMUSUH se reuniram com o deputado federal Sérgio Souza, que integra a Comissão Mista que defende os municípios sedes de Usinas. Reunião ocorrida no Ministério de Minas e Energias. Durante o evento apresentaram um relato do trabalho e principalmente das conquistas da associação aos demais prefeitos.
Em sua fala, Guerreiro enfatizou que “durante anos os municípios perderam somas milionárias de royalties e compensação financeira pela utilização de áreas alagadas. Com a AMUSUH, já tivemos e anunciamos importantes conquistas. É uma associação de resultados e tem credibilidade junto aos órgãos do Governo Federal e também ao Legislativo.”
Ainda de acordo com o chefe do executivo, atualmente, existem cerca de 40 propostas de emendas constitucionais e projetos de leis que dizem respeito às usinas e alagados, porém apenas três dessas beneficiam, de fato, os municípios sede. “A AMUSUH representa um total de 43 milhões de pessoas que habitam cidades que são sede de usinas hidroelétricas ou áreas alagadas e, mesmo assim, há grande dificuldade em aprovar projetos na Câmara.”
Conforme o Deputado Sérgio Souza, esse percurso de enviar e aprovar projetos que de fato venham ao encontro dos interesses dos municípios que são afetados, é facilitado quando há vontade da maioria. “É preciso articulação política. As conquistas da Compensação Financeira Pela Utilização de Recursos Hídricos (CEFURH) são frutos da união promovida pela AMUSUH, ou seja, de união e articulação dos prefeitos”, finalizou.