A Clínica da Criança da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) possui mais um espaço diferenciado para seus pacientes, contando agora com uma sala sensorial, ambiente esse que busca o desenvolvimento dos sentidos, da interação e evolução das crianças.
Nesta quinta-feira (02), a secretária da pasta, Elaine Furio, visitou o local juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, Cassiano Maia, vereadora Evalda Reis e representantes da vereadora Sirlene, além dos diretores da SMS.
A sala começou ser implantada no fim do ano passado e conforme os equipamentos foram chegando os pacientes já foram atendidos, informou a secretária. “É uma alegria poder entregar esse espaço para nossas crianças. Optamos por aproveitar os equipamentos que iam chegando e desde dezembro, utilizamos com nossos pacientes, em vez de esperar a conclusão do espaço”, explicou.
A secretária enfatizou, ainda, que o valor do investimento é de R$ 30 mil reais. “Mais do que o valor financeiro, a sala possui um enorme valor para os nossos profissionais e em especial para o desenvolvimento das nossas crianças”, destacou.
Mãe do paciente Josué Augusto Araújo Salme, de 2 anos e 7 meses, que estava sendo atendido durante a visita, Valdineia da Silva Araújo Salme explica que seu filho possui paralisia cerebral e é assistido pela Clínica da Criança desde os 30 dias de vida.
Na Unidade, Josué é atendido por pediatra, neonatologista, endocrinologista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, dentista e na equoterapia. Valdineia comentou que considera o local como sua segunda casa.
“Aqui é como se fosse minha segunda casa, toda semana estou aqui, e a equipe é como se fosse a minha família, tenho um carinho muito grande por todos. Meu filho evoluiu muito depois que iniciou o tratamento, ele não segurava o tronco (parte superior do corpo), não se sentava nem com apoio e hoje ele se senta, está ficando em pé, dentre outras evoluções. Só tenho a agradecer a todos profissionais que cuidam dele.”
O presidente da Câmara, Cassiano Maia, comentou durante a visita que as conquistas na área da Saúde só vêm a somar com os frutos que o Município tem colhido. “Recentemente, fomos citados a nível nacional, como a 5ª cidade do Brasil que mais gerou empregos em 2022, considerando as cidades acima de 100 mil habitantes. E uma das métricas da pesquisa é quando a gestão pública atende e avança em todos os setores, na macrodrenagem, pavimentação, saúde, educação entre outros, reflexo do trabalho da gestão Angelo Guerreiro”, destacou.
SALA SENSORIAL
A sala sensorial é utilizada por terapeutas ocupacionais e atende mensalmente 30 crianças. É composta por 30 itens, entre eles: almofadões, barril com suporte, cavalo suspenso, colchonete em lona, escorregador, helicóptero suspenso, plataforma e cama elástica.
Ligia Zilio, terapeuta ocupacional diz que a sala pode parecer um parque de diversões para as crianças, mas são utilizados para trabalhar o sistema nervoso central. “Nosso corpo recebe informação o tempo todo, que são processados no nosso sistema nervoso central e a maioria das nossas crianças possuem uma disfunção da integração sensorial acarretando algumas dificuldades.”
Durante a visita da sala, a terapeuta explicou ainda que o uso dos equipamentos ajuda a melhorar o tônus muscular, nível de atenção e concentração, coordenação motora, questões táteis entre outros benefícios, proporcionando uma melhora na qualidade de vida e desenvolvimento, tanto no corpo, quanto no intelectual para o paciente.
AMPLIAÇÃO CLÍNICA
A secretária ressaltou que a Clínica é fortalecida diariamente pela Administração Municipal e ganhou muitos servidores de um ano pra cá, com os concursos públicos realizados.
Por conta do reforço na equipe de profissionais da saúde, o espaço não comporta mais novos colaboradores, e mediante a necessidade, a Prefeitura tem um projeto de ampliação da estrutura física da Clínica da Criança, com objetivo de atender mais crianças.
A CLÍNICA
A Clínica da Criança foi fundada em 2009 e realiza mensalmente 1.300 atendimentos a pacientes de 0 a 12 anos de idade. Possui uma equipe multidisciplinar composta pelos seguintes profissionais: cardiologista pediátrico, fonoaudióloga, fisioterapia, terapia ocupacional, psicóloga, pediatra neonatologista, nutricionista, psiquiatra, neurologista, farmacêutica, atendente de farmácia, enfermeira, dentista, auxiliar de saúde bucal, assistente social, técnico administrativo técnico de enfermagem e, mais recentemente, a equoterapia que acontece no Recinto de Exposições.