A Secretaria de Saúde de Três Lagoas, por meio do Programa DST/AIDS, realiza de 5 a 8 de novembro, no GAE VIDA, na Rua Manoel Antônio Jeremias, nº 100 Guanabara, uma capacitação para os Técnicos de Enfermagem da Rede Pública.
O objetivo é possibilitar que os profissionais tenham acesso as informações e conhecimentos referente às doenças sexualmente transmissíveis, facilitando a orientação para a população.
Atualmente o Programa DST/AIDS atende 186 pacientes que fazem acompanhamento médico para o tratamento de HIV e da AIDS.
A enfermeira Alexandra Nunes de Souza, coordenadora do Programa DST/AIDS, informou que a capacitação pretende melhorar o atendimento dos pacientes e aproveitar a chegada dos servidores aprovados em concurso público. A capacitação ajudará o Técnico de Enfermagem como pessoa, como profissional e como multiplicador, explicou.
Jôvania Borges de Queiróz, diretora de Saúde Coletiva, lembrou a importância das capacitações para o profissional. O profissional da saúde está sempre em contato com essas doenças e deve se proteger de todas.
Vírus
A pessoa portadora do vírus HIV ainda não apresenta os sintomas da doença, mas pode transmiti-lo através da relação sexual sem o uso de preservativos, contato com sangue contaminado, gestante que passa para o bebê durante a gestação ou aleitamento materno.
Com a evolução da doença aparecem os sintomas, entre eles a fraqueza, diarréia persistente, queda de cabelo, suor noturno, baixa imunidade e outros. A pessoa passa a ser doente de AIDS, ou vivendo com AIDS.
Estes sintomas podem levar de 4 a 8 anos para se manifestar.
Preservativos
A população de Três Lagoas pode solicitar gratuitamente o preservativo masculino nos postos de saúde.
Além disso, os postos oferecem orientações sobre as doenças, desde a forma de transmissão até os tratamentos.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO