De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) cerca de 15% dos trabalhadores adultos vivem com um transtorno mental.
O Serviço de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ressalta que preservar a saúde mental no ambiente de trabalho é um tema que precisa ser debatido e compreendido por colaboradores e gestores.
Conforme a coordenação da Vigilância em Saúde do Trabalhador, o período da Pandemia potencializou muitos problemas e trouxe muitas reflexões e discussões, já que nem todos dão a devida importância para o cuidado com a mente, principalmente no ambiente de trabalho.
A rotina exaustiva, conflitos, jornadas prolongadas, comunicação ineficiente, são fatores que podem ser bastante nocivos e favorecerem para o adoecimento mental.
FIQUE ALERTA AOS SINTOMAS
A Saúde do Trabalhador da SMS listou os principais sintomas, tanto na fase inicial, quanto nos casos mais graves:
Fase inicial – Os sintomas são leves e as vezes passa desapercebido pelo trabalhador: irritabilidade, dificuldade para dormir, oscilação de humor entre outros.
Casos mais graves – Reações fisiológicas como taquicardia, dor no corpo, queda do rendimento no trabalho, desatenção, esquecimento, afastamentos frequentes, dificuldade de relacionamento interpessoal, instabilidade emocional entre outros.
A SMS informa caso o trabalhador apresente algum sintoma, ele pode procurar a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência.
Outras dicas de como criar um ambiente de trabalho saudável: elaborar campanhas internas, criar uma cultura de saúde mental que envolva todos os colaboradores, demonstrar empatia, criar espaços de bem-estar e apoio, entre outras ações, podem promover mudanças e faz com que os colaboradores se sintam acolhidos e motivados.
Ter uma boa saúde mental é buscar o equilíbrio entre as muitas obrigações e necessidades do dia a dia, reforça o Serviço de Vigilância em Saúde do Trabalhador