A Prefeita Simone Tebet (PMDB), juntamente com o Secretário de Saúde, Dr. Jorge Martinho, entregou nesta terça-feira (11) os Kits Mosquito. A solenidade ocorreu no Paço Municipal e contou com a presença de secretários municipais, funcionários públicos e representantes das escolas públicas e particulares de Três Lagoas.
Agradeço o apoio de todos nessas ações de combate à Dengue e Leishmaniose. Eu estou extremamente satisfeita com o trabalho feito e os resultados obtidos. Enquanto a maioria das cidades estão usando métodos antigos, nós estamos fazendo o combate com métodos modernos e inovadores, destacou a prefeita Simone Tebet.
O Kit Mosquito contêm material didático para as bibliotecas das escolas, com intuito de repassar à comunidade estudantil as informações a respeito dos agravos das endemias e envolvê-los como parceiros nas ações desenvolvidas no combate à Dengue e Leishmaniose.
A caixa desse Kit é composta por um manual de Leishmaniose, uma cartilha de dengue, um CD com palestra sobre a dengue e leishmaniose, um CD com paródias de dengue e leishmaniose e tubitos com as fases larvária e adulta do mosquito da Dengue, mosquito da Leishmaniose e Culex (pernilongo comum).
A dengue e a Leishmaniose são doenças que o Poder Público sozinho não consegue combater, precisa da ajuda da população. Vamos nos conscientizar de que hoje é o dia de combater essas infestações, pois se controlarmos agora no período das águas não teremos tantos casos na cidade, afirmou Dr. Jorge Martinho.
No mês de agosto deste ano foi realizado a 1ª Etapa do Arrastão da Campanha de Inverno, que encontrou em 174 residências vários criadouros que favorecem o desenvolvimento do mosquito aedes aegypti, assim como quintais irregulares com restos de podas de arvores, entulhos, lixo permitindo a presença de outros vetores como flebotomineo (leishmaniose), ratos, escorpiões e outros.
Para a Leishmaniose, além dos trabalhos de divulgação com panfletos e materiais informativos para medidas de controle, foram realizados manejos ambientais com a operação Cidade Limpa. No mês de agosto, 30% dos cães da área de transmissão intensa foram infectados e a previsão é que até o final desta semana tenha início o encoleiramento dos animais, com as coleiras Scalibor.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO