A Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer (Sejuvel), por meio do Departamento de Juventude, realiza nesta quinta-feira (03) a 3° Conferência Municipal da Juventude. O evento, que tem como tema central “As várias formas de mudar Três Lagoas” acontece no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Três Lagoas e conta com a participação dos jovens três-lagoenses.
A conferência tem como objetivos eleger dez delegados que vão representar os interesses da juventude municipal na edição Estadual e também a reativação e eleição da diretoria do Conselho Municipal da Juventude, criado em 2011, por meio da Lei Municipal nº 2.526, de 23 de agosto de 2011, e que foi alterada pela Lei Municipal nº 2817, de 08 de abril de 2014, para o mandato de dois anos.
O presidente da União dos Jovens e Estudantes Três-lagoenses e da região do Bolsão, Paulo Molina, parabenizou a Sejuvel pela realização da conferência. “Nunca vi um evento tão democrático que contou com representantes de vários segmentos. É obrigação dos gestores públicos arrancar os jovens da inércia e incentivá-los a participar das decisões políticas. A juventude tem que cumprir os seus deveres, mas, principalmente, aprender a lutar por seus direitos”.
O diretor de Esportes, Anésio Anselmo, que estava representando o secretário de Esportes, Walter Dias, destacou que a juventude é o futuro do Brasil. “Os jovens têm que começar a participar das decisões do País, já que são eles que vão herdá-lo”.
O vereador Antônio Empke Júnior “Tonhão” (PMDB), disse estar satisfeito de poder participar de mais uma edição da conferência e destacou que os jovens precisam participar das articulações políticas. “É extremamente importantes que a juventude três-lagoense busque saber mais da vida política do Município e tenham uma participação efetiva nas decisões que transformarão o futuro da nossa comunidade, só assim poderemos mostrar a pujança dos nossos jovens”, comentou.
O vereador Gilmar Garcia Tosta (PT) enfatizou que a juventude só poderá lutar caso esteja organizada. “A democracia pressupõe a participação de toda a comunidade, por isso temos que nos unir para buscar os nossos direitos”.
O diretor de Juventude e coordenador geral da conferência, Breno César Gonçalves, destacou que o Departamento de Juventude tem realizado diversas ações com o objetivo de preparar os jovens para lutar por seus direitos. “A conferência veio como mais uma oportunidade para a juventude três-lagoense discutir os progressos e as dificuldades enfrentadas pelos jovens. Que ao final do evento possamos ter reativado o Conselho da Juventude e eleito os nossos representantes para a conferência estadual e que eles venham trabalhar em prol da nossa juventude”.
A abertura da Conferência da Juventude contou com as apresentações culturais do Coral Vozes do Brasil In Concert, do projeto AABB Comunidade, e da cantora Fran Soares.
O cronograma da conferência, que está previsto para encerrar às 12h, conta com a leitura do Regimento Interno, palestras com os temas “Conselho Municipal da Juventude” e “As Várias Maneiras de Mudar Três Lagoas”, discussão dos eixos, eleição do Conselho Municipal da Juventude e eleição dos delegados para a Conferência Estadual da Juventude.
Leciele Segantini/Assessoria de Comunicação