Um dos objetivos da Festa do Folclore é prestigiar as instituições, entidades, artesãos e centros de ensino, pois lhes permite angariar fundos para projetos, comercializarem produtos e apresentarem danças folclóricas, durante os quatro dias da festa, dos dias 18 a 21 de agosto, no Galpão da NOB, com entrada gratuita.
Em sua 32ª edição, a Festa do Folclore é promovida pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e apoio do Governo do Estado.
Compõem a praça de alimentação, 25 instituições e entidades sem fins lucrativos de Três Lagoas, sendo que a renda oriunda das barracas serão utilizadas no custeio dos projetos oferecidos por estes locais. A organização da Praça é de responsabilidade da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Regional Da Costa Leste/MS (ABRASEL).
Crochê, tapetes, bijuterias, produtos de reciclagem, doces são uns da intensa lista dos itens que serão comercializados pelos 74 artesãos da Associação Costa Leste de Artesãos do Mato Grosso do Sul (ACLAMS) e outros parceiros.
Responsáveis por abrilhantar a festa, com apresentação de danças folclóricas, 25 CEIs, Escolas Municipais, Colégio e Studio de dança passaram pelo palco nos quatro dias do evento.