Mais de 500 pessoas de diversos estados estiveram no último final de semana em Três Lagoas para participar e prestigiar o Eucalipto Ride 2.0, evento de mountain bike que tornou o Município referência para este tipo de competição.
Foram dois dias de evento, sendo no sábado (17), tendo como abertura a Bikeata de conscientização sobre a violência contra a Mulher, em parceria com o Programa Mulher Segura da Polícia Militar (PROMUSE). Os participantes iniciaram o trajeto da Praça Senadro “Ramez Tebet”, passando pela Lagoa Maior e cruzando as principais avenidas de Três Lagoas até chegar na Arenamix.
BIKEATA – ESPORTE X VIOLÊNCIA
Conforme a Sargento Giselle, do Batalhão da PM de Campo Grande, esta bikeata encerra as ações iniciadas no “Agosto Lilás “ e traz uma reflexão sobre o fim do ciclo de violência doméstica ligada à prática esportiva.
“Qualquer atividade esportiva é benéfica para a saúde física e mental, tanto que tende a gerar um equilíbrio no comportamento da pessoa. A atividade física realizada em família, como uma pedalada, além de ser saudável e agradável para todos, pode contribuir muito para este enfrentamento dentro de casa. As mulheres que aderem à esta atividade tendem a ser mais fortes, e uma boa parcela das famílias que pedalam juntas, os casos de violência são bem menores”, explicou.
No recinto da Arenamix houve prova de corrida para crianças, atividades e convivência entre os competidores do evento e brinquedos infláveis cedidos pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL).
PROVAS EM ARAPUÁ
No domingo (18), o “bicho pegou” nas estradas e talhões entre as florestas de eucalipto no Distrito de Arapuá. O Ride começou às 7H30 com a apresentação da prova pelo organizador Tiago Araújo e largada do Centro Comunitário.
Presente na ocasião, o secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Rialino Medeiros, discursou sobre a importância das parcerias para fomentar todas as modalidades esportivas, parabenizando a todos pela realização do Eucalipto Ride e desejou boa sorte a todos.
Dada a largada, os ciclistas cruzaram as ruas do Distrito, a Estrada TL 01 e seguiram para a Estrada do Rio Verde, adentrando a floresta de eucalipto para completar os percursos de 25 e 50 km e retornar ao ponto de partida. Após a conclusão da prova, todos os participantes acompanharam a entrega dos trofeus para os 10 melhores de cada categoria. A premiação em dinheiro ultrapassou R$ 35 mil. A organização também concedeu troféu especial ao sitiante Isaque Aguiar, como sendo o único morador de Arapuá representando o Distrito na competição.
O presidente da União Três-lagoense das Associações de Moradores, Celso do Paranapungá, agradeceu ao prefeito Angelo Guerreiro pelo apoio ao evento e parabenizou a cada participante e aos parceiros do Eucalipto Ride. Em ambos os dias, o público contou com a apresentação do cantor Maringá Borget.
O Eucalipto Ride é uma realização da Bike Point 3L e União Três-lagoense de Associação de Moradores (UTAM), com apoio da Prefeitura de Três Lagoas e Seguradora Porto Seguro.