A Escola Municipal de Educação no Campo Professora Elma Garcia Lata Batista, em parceria com a VCP Votorantim Celulose e Papel, realizou no dia 20 de outubro o lançamento e a aula inaugural do projeto Tempo da Leitura. O projeto, que será desenvolvido com alunos do 3º e 4º ano, visa despertar o interesse e a atenção das crianças, desenvolvendo a imaginação, a criatividade, a expressão das idéias e o prazer pela leitura e escrita.
De acordo com o diretor da escola, Urbano Azambuja Rodrigues, o projeto veio para somar com os trabalhos já desenvolvidos na comunidade escolar. Este projeto contempla nossas crianças e este estímulo à leitura é uma grande contribuição no aprendizado deles e no fortalecimento da cidadania.
Manoel Messias Monteiro Silva, do Núcleo de Educação ambiental da VCP-MS, destacou que o projeto busca contribuir para o desenvolvimento da escrita e o hábito da leitura. Além disso, queremos reconhecer a importância da leitura e da escrita e suas contribuições no dia-a-dia.
Silva ressaltou que outro ponto fundamental é o acesso aos bens culturais. Estimular o desenvolvimento de atitudes que possibilitem a prática da cidadania. Despertar o senso crítico e a responsabilidade social com o meio ambiente e todos os seres vivos que o habitam.
Para a professora Anilda Gomes Rosa, o projeto é suma importância. Ajuda a despertar o interesse dos alunos pela leitura e escrita, além de informar, sobre a proteção do meio ambiente, avaliou.
Gabriel Ribeiro Marques, do 3º ano, garante que vai aprender muita coisa boa. É muito legal, porque conta histórias, tem teatro, desenhos e pintura.
Além de Manoel Messias Monteiro Silva, o trabalho conta com a colaboração dos estagiários Daiana Carla Barbosa e Henrique Moraes Pereira.
Leitura
O Tempo da Leitura está voltado para a literatura infantil e oportuniza situações nas quais as crianças vão interagir em seu processo de construção do conhecimento e contribuirá para o seu desenvolvimento e aprendizagem.
Além contribuir para o desenvolvimento da escrita e o hábito da leitura, o projeto possibilita o acesso das crianças aos bens culturais e a participação plena no mundo letrado.
Outro ponto importante do projeto é o estímulo ao desenvolvimento de atitudes que possibilitam a prática da cidadania.
Dinâmica
O projeto, que será realizado no mês de outubro, terá como conteúdo as histórias e fábulas infantis, com o desenvolvimento de leitura, releituras, reescritas, jogos e dinâmicas.
As atividades serão efetuadas em quatro fases: histórias, fábulas, leitura do dia-a-dia e fazendo a nossa parte, sendo que nesta última as crianças farão uma visita a uma instituição cultural, que será definida posteriormente.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO