
A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, juntamente com Instituto International Paper realizou no dia 29 de setembro o plantio de mudas nativas nas margens do córrego Oriundiuva no Distrito de Garcias com a participação de alunos, professores, coordenadores, funcionários da Escola e voluntários do Instituto International Paper.
Essa atividade é parte integrante do Guardiões: Projeto Nascente nas Escolas do Campo Elma Garcia e Antonio Camargo. Na ocasião, foi realizado o plantio de árvores nativas de mata ciliar às margens do Córrego Oriundiuva, que desde 2007, vem sendo recuperado através do Projeto que nasceu na Escola Municipal de Educação no Campo Professora Elma Garcia Lata Batista. A Secretaria de Educação e Cultura desenvolve o projeto, tendo como coordenador o professor Urbano Rodrigues Azambuja.
Na oportunidade, o biólogo Laercio Fradique, responsável pela coordenação técnica do Projeto, fez uma explanação sobre a importância da Mata Ciliar e da Preservação dos Recursos Hídricos da região, bem como o passo a passo para a realização do plantio correto de uma árvore. Na oficina foi preparada a cova com adubo orgânico, calagem na cova, utilização do hidrogel e plantio simbólico de um Ipê Amarelo (símbolo do Brasil) e também símbolo do Projeto. Os voluntários do Instituto aprenderam como fazer uma cova, adubar e plantar corretamente uma árvore.
Com a participação dos professores, colaboradores e dos alunos, que são Multiplicadores Socioambientais e Multiplicadores Socioambientais Mirins, já foram realizados o Replantio das mudas nos Córregos Oriundiuva (Distrito de Garcia) e Córrego Vertente (Vera Cruz) em 2011.
Divididos em subgrupos compostos por alunos e voluntários foram plantadas árvores nativas em mais de 300 metros quadrados de área, entre elas, ingá feijão, ingá ferradura, embaúba, sangra d`água, ipê amarelo, ipê roxo, guapeva, guaritá, mutambo, capixingui, aroeira (oriundiuva), goiaba, pitanga, amora, uvaia (para atrair os pássaros), entre outros.
Além de ser atividade do projeto a data foi escolhida para comemorar o Dia da Árvore e o início da Primavera. Antes da escolha dessa data, a comemoração acontecia no País, na última semana de março, com a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.
Os alunos estão muito envolvidos com o projeto e com a preservação de nossas matas, destacou a professora Jucileide, da Escola Municipal de Educação no Campo Professora Elma Garcia Lata Batista.
Sobre o envolvimento de todos no Projeto, a aluna do 8º ano da Escola ressaltou que foi muito interessante a participação dos voluntários, eles ficaram mais empolgados do que a criançada.
GUARDIÕES: PROJETO NASCENTE
O Guardiões: Projeto Nascente tem como objetivo principal oportunizar às crianças e moradores do campo conceitos e ações socioambientais, mesclando conhecimento com o cotidiano da comunidade local, por meio da Educação Ambiental. O foco do projeto é a preservação do Meio Ambiente com ênfase na questão da mata ciliar.
Lançado em 2007, o projeto é coordenado pela Prefeitura de Três Lagoas por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e conta com o patrocínio do Instituto International Paper. A ação é desenvolvida com o apoio de parceiros como a CESP, Policia Militar Ambiental e Promotoria de Justiça Ambiental.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO