A Escola Municipal de Educação no Campo Professora Elma Garcia Lata Batista encerrou nesta sexta-feira (14) o curso de formação de Monitor Mirim Ambiental, realizado em parceria com a CESP Companhia Elétrica de São Paulo. O curso é uma atividade do Guardiões: projeto nascente.
Participaram do evento a diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional e Pedagógico, Jussara Aparecida de Souza Fernandes, o geógrafo da CESP, Fernando Brandão de Andrade, a gerente de Comunicação e Relacionamento com a comunidade da International Paper, Marisa Coutinho, a bióloga da Cesp, Marlene Pereira Pinto Ferreira e a comunidade escolar.
O curso de formação, que teve início na segunda-feira (10), capacitou cerca de 40 alunos que participam do Guardiões: projeto nascente.
Os alunos receberam formação sobre educação ambiental e finalizaram o curso apresentando propostas de ações voltadas para a preservação da natureza.
Urbano Rodrigues Azambuja, diretor da Escola Municipal de Educação no Campo Professora Elma Garcia Lata Batista, recordou o início projeto e as atividades desenvolvidas. Quero agradecer os parceiros e a toda a comunidade que colaboraram com os trabalhos.
O diretor informou que o projeto continua no próximo ano. A partir de março estaremos fazendo o replantio da mata ciliar.
Azambuja aproveitou para responder as propostas dos alunos para o Distrito de Garcia. As lixeiras para coleta seletiva serão instaladas durante as férias e a previsão é que no próximo ano tenha a coleta uma vez por semana aqui em Garcia.
A gerente de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade da International Paper, Marisa Coutinho, destacou que o projeto é de toda a comunidade. Garcias é referência nos projetos ambientais.
Marisa ressaltou que desde o começo a idéia foi ao encontro da política da IP. Por ser um projeto no campo nos chamou mais atenção.
A gerente de Comunicação acredita que o projeto deve continuar em 2008. Estamos estudando a possibilidade de estender também para outras escolas, avaliou.
O geógrafo da Cesp, Fernando Brandão de Andrade, destacou os trabalhos apresentados pelos alunos e da importância da preservação ambiental. Temos a necessidade de mudar antigos hábitos, como lavar calçadas e carros.
Andrade falou que sua família pertence ao Distrito de Garcias e da importância de recuperar o córrego. A educação ambiental é base de sucesso para todos os outros programas.
A diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional e Pedagógico, Jussara Aparecida de Souza Fernandes, enfocou a emoção dos alunos ao receberem os certificados. O projeto fará a diferença aqui em Garcia.
Para Helder Tavares da Silva, de 17 anos, o curso foi uma experiência muito boa. Gostei muito e tive a oportunidade de aprender mais. Ele acredita que poderá fazer mais pela natureza. Vou ajudar a cuidar do meio ambiente, especialmente do córrego de Garcia.
Nuria Laís dos Santos Vilhalba, de 7 anos, gostou muito do curso. Aprendi a cuidar da natureza, foi bom.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO