Na manhã desta sexta-feira (4) a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma série de atividades educativas e informativas na Praça da Bandeira para marcar o Dia Nacional da Saúde, comemorado no dia cinco de agosto. O evento contou com a participação de diversas Secretarias e participantes de projetos municipais. A população também compareceu e a Prefeita Simone Tebet (PMDB) esteve no local para prestigiar a programação.
Orientações
Os moradores puderam aferir a pressão arterial e realizar exames de glicemia, realizados por acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Também puderam assistir a apresentação de exercícios físicos dos grupos da melhor idade, coordenado pelo departamento de cidadania da Secretaria de Assistência Social, da 3ª idade coordenado pela Sejuvel e da 2ª Cia. de Infantaria do Exército. Os participantes do projeto municipal Agente Jovem, em parceria com o Núcleo de Educação em Saúde encenaram uma peça teatral sobre os malefícios de uma vida cheia de vícios e também realizaram uma apresentação de hip hop. O DST/AIDS, coordenado por Alexandra Nunes de Souza, distribui preservativos e brindes e também orientou a população sobre os principais métodos contraceptivos e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, em especial a Aids. Os demais programas da Secretaria de Saúde expuseram materiais explicativos sobre a transmissão de dengue, leishimaniose, hanseníase, tuberculose e outras doenças. O Grupo de Educação Ambiental (GEA), formado por acadêmicos do curso de biologia da UMFS conscientizaram a população sobre a importância de preservar o meio ambiente com folhetos e orientações. O SESC participou com uma programação especial de entretenimento que inclui pintura facial, jogos de mesa e pebolim.
Qualidade de vida
Jorge Martinho, Secretário Municipal de Saúde disse que a união com as demais Secretarias foi feita pela contribuição de cada uma. Todas elas possuem projetos e programas destinados a melhorar a qualidade de vida da população. Martinho disse ainda que o objetivo do evento é informar os moradores sobre a importância das atividades físicas e de uma vida saudável. Cuidar da saúde não é apenas ir ao médico ou fazer exames, a prevenção deve ser mais importante, explicou.
A Prefeita Simone ratificou o que disse o Secretário e complementou que não poderia agir de outra forma. Somente a união da administração pode cuidar da saúde pública. Ela disse ainda que Três Lagoas pode, se quiser, melhorar a qualidade de vida. Basta apenas a conscientização de cada um.
Outros eventos
Quem prestigiou a programação, não só aprovou como gostaria que houvesse outras edições. É ótimo falar de saúde, por que assim sabemos nos prevenir e com isso evoluir, disse Maria Reis. Deuselina dos Anjos aprovou a iniciativa de realizar exames de glicemia e de aferir a pressão arterial. Só assim posso saber se estou saudável, eventos assim devem sempre se repetir. Neuza de Jesus Claro concordou com as demais e finalizou. Temos que andar em dia com a nossa saúde.
Assessoria de Comunicação