‘A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Indústria, Comércio, Turismo, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, realizou nesta sexta-feira (21), em frente ao prédio da antiga Prefeitura, um evento em comemoração ao Dia da Árvore.
Na ocasião, seis mudas de jacarandá foram plantadas na Praça Ramez Tebet. Antes do plantio, o secretário de Indústria, Comércio, Turismo, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Cristovam Lages Canela, realizou uma pequena solenidade alusiva a data e que contou com a presença de secretários municipais, vereadores, lideranças empresariais, além de representantes da VCP Votorantim Celulose e Papel e da MS Gás, que doaram 1.400 mudas.
Canela aproveitou o evento para realizar uma prestação de contas na área ambiental. Segundo o secretário, cerca de duas mil mudas foram doadas através dos projetos Adote uma Árvore e Crescendo com a Natureza, além de plantios nas principais avenidas de Três Lagoas.
O secretário informou sobre o funcionamento dos projetos de arborização. Para o projeto Adote uma Árvore é preciso que todo cidadão interessado em ter uma muda de árvore plantada em frente à residência ou ao estabelecimento comercial faça a solicitação do plantio na Secretaria.
As mudas têm cerca de 1,5m e crescem até no máximo 5 ou 6m, próprias para serem plantadas embaixo da fiação.
Já o Crescendo com a Natureza, desenvolvido em parceria com o Hospital Unimed da cidade, oferece a cada família de um recém-nascido uma muda de árvore nativa (ipês, resedas, quaresmeiras, murta, acerola, pinha, romã, entre outras) e um certificado de Amigo da Natureza, assim que as mães recebem alta hospitalar. A idéia já é desenvolvida com sucesso em municípios do interior paulista como Limeira e Piracicaba.
Arborização
A parceria com a iniciativa privada tem sido frutífera: de acordo com o secretário, a VCP fez a doação de 700 mudas para a Secretaria
a MS Gás também doou 700.
As espécies doadas foram selecionadas a partir de estudos desenvolvidos por técnicos da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, sendo apropriadas para o clima e solo de Três Lagoas e contribuirão para a arborização das principais