Aparelho adaptado com tubos e conexões de PVC ajuda os alunos a melhorar leitura, escrita e concentração
Visando melhorar a leitura, escrita e concentração dos alunos, a Escola Municipal “Olyntho Mancini” implantou em suas salas de aulas o “sussurrofone” – aparelho de telefone confeccionado a partir de tubos e conexões de PVC. O projeto, inspirado no Whisper Phone (aparelho encontrado em escolas americanas) foi adaptado no Brasil para ser utilizado nas escolas públicas municipais.
Segundo a professora, Rosenir Araújo Gomes, “o sussurrofone ajuda a criança a ouvir melhor enquanto pratica a leitura e escrita. A melhora na concentração das crianças é muito significativa, pois elas conseguem se ouvir, melhorando a compreensão das sílabas e dos sons das letras como o T, o D, o B e P que eles estavam confundindo”, explicou a professora.
De acordo com o diretor Jeferson Martins, foi identificado em reuniões periódicas com o corpo diretivo e o corpo pedagógico que aproximadamente 27% das crianças apresentavam dificuldades na leitura. Pensando em resolver esta problemática surgiu a ideia de utilizar o “sussurrofone”.
“Dentre algumas estratégias nós procuramos ações que pudessem resolver essa problemática. Para isso, a professora Rosenir nos apresentou esta ferramenta que permite que as crianças possam ouvir a sua própria voz; que os alunos mais inibidos possam ter mais autonomia para ler e, de uma forma lúdica, seja possível motivar os alunos para diminuirmos o número de crianças com esta problemática”, ressaltou o diretor da Escola.
“Para mim, foi muito legal. Aprendi com mais facilidade a separar e distinguir as sílabas e as consoantes das palavras”, contou a aluna Izadora Freitas Souza Vital, de sete anos e nos primeiros passos da alfabetização.
Os alunos utilizarão o aparelho diariamente em disciplinas tais como língua portuguesa, história, geografia ou qualquer outra que envolva leitura e escrita.