‘
Atendendo a requerimento do vereador Jurandir Nuna da Cunha Viana, a prefeita Simone Tebet (PMDB) pretende implantar, em caráter experimental, educação em período integral na Escola Municipal Professor Ramez Tebet.
O vereador Nuna me pede isso há mais de dois anos, antes mesmo de ser vereador. Suas justificativas têm fundamento e vou atendê-lo, explicou a prefeita.
O pedido pela implantação da escola em período integral consta na proposta de trabalho apresentada por Nuna durante sua campanha ao Legislativo, bem como após sua eleição, nos requerimentos de nºs 296/09 e 1061/09 endereçados, respectivamente, à prefeita Simone Tebet, com cópia ao secretário municipal de Educação, Mário Grespan e ao governador André Puccinelli, com cópia à secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa.
Nas indicações, o vereador apresenta como justificativa o art.34, parágrafo 2º, da Lei Federal 9.394, que busca instituir no ensino fundamental, nas séries iniciais, a educação em período integral.
A rua é escola de bandidagem. Com tempo ocioso, os jovens e crianças são facilmente captados pela marginalidade. Se tirarmos a criança da rua e a mantivermos na escola, tenho certeza que, num período de 10 anos, teremos uma sociedade mais educada e com índices de violência bem mais baixos do que temos hoje. Fico feliz que a prefeita atenda este pedido. Fiz a mesma sugestão ao governador para que implante também na rede estadual, comentou o vereador.
Escola Ramez Tebet
A escola escolhida para a implantação do período integral, em caráter experimental, foi a senador Ramez Tebet. A prefeita Simone justificou a escolha:
Na região Sul da cidade, após a linha férrea, nós já temos o Crase, que atende com educação integral os bairros daquela região, como São Carlos, São João, Guanabara, entre outros. Na região da Vila Alegre, Vila Piloto e adjacências, as crianças também contam com atendimento educacional em período integral nos projetos AABB Comunidade, que atende cerca de 450 crianças e Jesus Adolescente, dos Salesianos. Sendo assim, implantando a educação integral na escola Ramez Tebet, atendemos a região dos bairros Jardim Dourados, Santo André, entre outros, e também alunos da zona rural. Dessa forma, cobrimos praticamente toda a cidade com educação em período integral, atendendo 1/3 de todas as crianças em idade escolar do município.
O Programa
O programa de educação integral visa atender aproximadamente 500 crianças e adolescentes na Escola Prof. Ramez Tebet.
A escola passará a oferecer, além do ensino básico, oficinas pedagógicas de forma completa, oportunizando uma maior qualidade de ensino.
Os alunos contarão com aulas de musica, teatro, dança, oficinas culturais, noções de cidadania e saúde.
Estudamos ainda a implantação do aprendizado de uma segunda língua, que poderá ser o espanhol, complementou o secretário municipal de Educação, professor Mário Grespan.
Segundo Grespan, a essência do projeto é a permanência da criança e do adolescente na escola, assistindo integralmente suas necessidades básicas e educacionais, ampliando o aproveitamento escolar, resgatando a auto-estima e capacitando-o para atingir efetivamente a aprendizagem, sendo alternativa para redução dos índices de evasão, de repetência e de distorção idade/série.
O programa tem como objetivos:
Manter os estudantes com atividades, no instante em que os pais estão buscando o sustento da família no mundo do trabalho
Educar os alunos para o pleno exercício da cidadania, orientando-os para a vida