Na noite da última quinta-feira (30), a nova Biblioteca Municipal Rosário Congro, localizada na orla da Lagoa Maior, principal cartão postal da Cidade, foi inaugurada pela prefeita Márcia Moura (PMDB).
Presentes no evento, a vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet (PMDB), vereadores de Três Lagoas e de Santa Rita do Pardo, diretores e secretários municipais, empresários entre outros. A família de Rosário Congro também prestigiou a solenidade, uma vez que o novo prédio leva o nome da família. Rosário Congro criou e fundou a 1ª biblioteca do município em 1946, quando ainda exercia o cargo de prefeito de Três Lagoas.
Em seu discurso, a vice-governadora Simone Tebet destacou a importância da leitura, lembrando-se de quando ainda estudava na Escola Estadual Afonso Pena. Na época, a instituição era dirigida por Lúcia Firmino. Naquela escola eu aprendi a ler e escrever. A leitura é muito importante para todos nós. Nunca se sintam menores que ninguém. Estudem que serão aquilo que querem ser. A vice-governadora ainda falou que ao chegar ao Município, lembrou que há 7 anos, enxergava uma cidade cansada de tanto lutar ao longo de 16 anos e que hoje vê uma Três Lagoas com muito emprego e crescimento. Emocionada, Simone disse que toda a sua luta não foi em vão.
A prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura também discursou agradecendo a família Congro por ceder o nome à nova biblioteca, destacando a importância dos livros que serão usados com modernidade. Márcia, falou ainda que o novo local de leitura será o lugar do conhecimento. No Estado de Mato Grosso do Sul não temos uma biblioteca como esta, com uma construção arrojada e com uma vista tão bonita para uma lagoa como temos aqui. Recentemente inauguramos o Shopping Popular, nesta noite a biblioteca e daqui há alguns dias a Casa do Artesão, completando o nosso ponto turístico, ao lado da Lagoa Maior. Agradeço a presença de todos e aproveito para elogiar e incentivar esta turma que aqui está, a de biblioteconomia, disse Márcia.
O vereador Antônio Luiz Teixeira Empke Júnior (PPS), representante do legislativo municipal disse que o lançamento da nova biblioteca ficará na história do Município, falando da importância e da ousadia na construção do novo prédio.
A nossa solicitação em 2005 para a construção deste novo prédio, foi além das nossas imaginações e pedidos, porque isto aqui significa vida nova aos três-lagoenses. A cidade continua sendo um canteiro de obras, com lançamentos e inaugurações todos os dias, disse o vereador.
O empresário Rosário Congro Neto, falou em nome da família Congro, lembrando quando seu avô inaugurou a 1º biblioteca do Munícipio. Ao entrar neste novo empreendimento, senti uma grande alegria, ao saber que no ano de 1946, meu avô entregava a população um prédio da biblioteca em frente à Estação Ferroviária, disse o empresário.
Na solenidade de lançamento da obra, ainda foi feito o lançamento de um livro escrito pelo arquiteto e escritor, Ângelo Arruda. Seu livro destaca a história da arquitetura em Mato Grosso do Sul. Na ocasião, o escritor doou 30 unidades de sua obra para o acervo da nova biblioteca.
NOVA BIBLIOTECA
O novo empreendimento tem uma construção arrojada e possui uma área de 950m². O projeto foi feito pelo conceituado arquiteto Ângelo Arruda, autor de diversos projetos, entre eles, o autódromo de Campo Grande, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. O local oferece á população um espaço dinâmico e integrado a cultura, com amplo espaço para exposição de telas e artes, recepção, uma sala com 17 computadores, sala de leitura, sala de estudos em grupo e individual, sala de controle e acervo de livros, processamento de dados, local específico para conserto e restauro, espaço para educação infantil, gerente de biblioteca, copa, sanitários para visitantes e funcionários, acoplados com as adaptações para deficientes físicos. O local ainda possui alarme e todos os equipamentos necessários e obrigatórios de combate á incêndio e pânico.
INVESTIMENTO
O Governo Municipal investiu R$ 913 mil em equipamentos e outros itens necessários, entre eles, no novo acervo de livros de quase 24 mil volumes, ar condicionado, mobília, informática e gerenciamento de biblioteca. Na construção do moderno prédio, O Governo Municipal investiu mais de R$ 2,4 milhões. Com esta obra, a Administração Municipal entrega a população a obra de nº 330ª.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
O horário de funcionamento da Biblioteca Municipal já foi definido. A população terá acesso ao novo espaço a partir desta sexta-feira (1). Os horários e dias para visitação do novo espaço será de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h. O local onde funcionava a antiga biblioteca do Município, localizada à Rua Alexandre Costa, nº 130, no Centro, já foi desativado e será utilizado pelo Departamento Municipal de Cultura.
LICENÇA AMBIENTAL DO AEROPORTO MUNICIPAL
Durante a solenidade, a vice-governadora Simone Tebet entregou para a prefeita Márcia Moura, a licença ambiental do Aeroporto Municipal, reafirmando o compromisso com Três Lagoas. Disse em meu último discurso quando estive em Três Lagoas, quando lançávamos o Shopping Nações no dia 17 de junho. Não voltaria ao Município sem entregar esta licença em mãos à prefeita Márcia Moura. Aqui está a tão sonhada licença ambiental do nosso aeroporto, finalizou Simone.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO