A Prefeitura de Três Lagoas e o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em parceria com o Grupo Neoclin, realizaram nesta quinta-feira (13), o lançamento do serviço de oncologia.
A solenidade contou com a presença da prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet (PMDB), da Rede Feminina de Combate ao Câncer, da comunidade médica, dos vereadores Rialino (PMDB), Cláudio César (PMDB), Tonhão (PPS) e autoridades do município.
Durante a solenidade, o secretário de Saúde, Jorge Martinho, explicou que o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora fará os tratamentos cirúrgicos e fisioterápicos. Vai atender cerca de 95% dos casos de oncologia de Três Lagoas.
Martinho informou que primeiro o serviço será implantado para depois ser credenciado pelo Ministério da Saúde. Receberemos do Estado R$ 50 mil por mês até conseguirmos o credenciamento.
O secretário destacou que o serviço de oncologia foi implantado com tranqüilidade no município. Não tivemos pressa. Fizemos tudo como manda as portarias do Ministério da Saúde.
De acordo com Martinho, algumas tentativas foram feitas para a implantação do serviço, em anos anteriores. O Ministério da Saúde distribui o serviço em alguns centros. Em Mato Grosso do Sul o serviço é oferecido em Dourados e Campo Grande.
João Pessini, diretor Administrativo do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, enfocou a importância do serviço de oncologia. Não teria como dimensionar em termo de benefício para a comunidade e para o Hospital. É uma grande conquista.
O diretor do Hospital ressaltou a parceria com a Prefeitura e o Governo do Estado para a implantação do serviço. Hoje temos uma estimativa de 780 casos na região. O serviço de oncologia vem solidificar os 87 anos de prestação de serviço do Hospital.
Pessini informou que a implantação do serviço também aumentará o efetivo do Hospital. Cerca de 420 pessoas trabalham aqui. Isso sem contar que é o único que atende pelo SUS Sistema único de Saúde.
O Dr. Adalberto Abrão Siufi, do Grupo Neoclin, avaliou a melhora no atendimento dos pacientes. A pessoa já sofre com a doença. O objetivo é deixar uma referência para aqueles que precisam de um tratamento especializado.
Siufi enfocou que não há necessidade de buscar tratamento oncológico fora de Mato Grosso do Sul. Tivemos uma receptividade muito boa, especialmente da prefeita Simone que nos abriu as portas.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adauto Pires Maia, lembrou o esforço do secretário de Saúde e da prefeita para que o serviço fosse implantado no município. Além de prestar um serviço fará aquilo que a saúde pública exige que é o acolhimento. Só temos que agradecer pelo empenho.
Maia ressaltou a importância do serviço de oncologia. A humanização e o acolhimento para as pessoas que necessitam deste tipo de tratamento.
O presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Rialino, enfocou a importância do serviço. Hoje, sem dúvida, para Três Lagoas é uma conquista não só da Prefeitura, da Câmara, mas da população.
Rialino recordou das reivindicações dos três-lagoenses. Fui várias vezes com o Jorge no Hospital do Câncer de Barretos (SP) e vi o sofrimento dos pacientes.
O vereador falou dos recursos devolvidos pela Câmara dos Vereadores, no final de 2007 e destacou a vontade política da prefeita Simone Tebet. Quando repassamos o recurso para a Prefeitura, pedimos que fosse direcionado à saúde.
Sonho concretizado
A prefeita Simone Tebet falou da luta de mais de dez anos para a implantação do serviço de oncologia. Muitos sonhavam e não acreditavam. Hoje estamos colhendo os frutos do caminho aberto por vocês.
Simone ressaltou que a oncologia é um projeto de todos. O primeiro passo é a abertura deste espaço provisório para atender os pacientes.
Sobre a construção do bloco que atenderá a oncologia, a prefeita informou que quer inaugurar até o final de 2008. Nós vamos atrás deste recurso. E acrescentou: Quero agradecer ao governador André Puccinelli (PMDB) pela aprovação do serviço de oncologia que é de alta complexidade.
Marilene Meza Marques, presidente Rede Feminina de Combate ao Câncer, acredita que o serviço de oncologia no município vai amenizar o sofrimento dos pacientes. Recebemos a implantação do serviço de oncologia com muita alegria e satisfação por que vai ajudar bastante a vida dos pacientes.
A presidente lembrou que o tratamento é dolorido e as viagens desgastam os pacientes. Ficam fragilizados e com o serviço aqui será possível humanizar este tratamento.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO